Perto do ídolo: Leandro emociona torcedores do Flamengo em tarde de autógrafos e homenagens

14/01/2024, 23:50
Leandro tira foto com torcedor do Flamengo após autografos em camisa retrô de 81, ao fundo, taças da Libertadores, do Mundial e camisa autografada pelo time de 81

O que você faria se estivesse frente a frente com o seu ídolo? Rubro-negros receberam essa oportunidade na tarde deste domingo (14). Cerca de 150 torcedores do Flamengo passaram o dia ao lado do histórico Leandro, nome marcante da geração que ganhou tudo na década de 80, incluindo Libertadores e Mundial. No Espaço Essência Rubro-Negra, em Niterói, o melhor lateral-direito de todos os tempos foi uma máquina de dar autógrafos e posar para fotos e finalizou o dia sendo homenageado.

Torcedores começaram a chegar às 13h para o evento que começou apenas às 16h e formaram longa fila para garantir lugar ao lado do ídolo. Ao entrar no local, vestindo rubro-negro, Leandro foi recebido com gritos de “olelê, olalá, Leandro vem aí e o bicho vai pegar” e viu torcedores indo às lagrimas. O eterno lateral rubro-negro, que fez toda sua carreira com o Manto Sagrado, se emocionou com o carinho dos torcedores e mostrou o porquê tem ligação única com a Nação em suas primeiras palavras.

Leia mais: De La Cruz está fora da estreia do Flamengo no Carioca

Leandro relembrou seu tempo como jogador, exaltou os companheiros de geração e frisou a responsabilidade que é representar a camisa do Flamengo. O discurso fez até rubro-negros que não viram lateral em campo se emocionarem. Leandro, assim como sempre fez, é o representante do que é ser Flamengo.

“Muito obrigado pelo convite, obrigado a todos pelo carinho e consideração. Já tem tanto tempo que a gente parou de jogar bola, mas o carinho permanece. Sinal que a gente fez coisas boas pelo nosso Flamengo. Todas as vezes que vou em Embaixadas ou qualquer outro tipo de homenagem, me desculpem (pela pausa) que a gente fica velo e fica mais emotivo. Principalmente quando falo do Flamengo. Mas é bom sempre lembrar que todas as vezes que eu, Adílio ou qualquer outro que vá em algum evento, gostamos de falar dos outros jogadores do grupo maravilhoso”, iniciou, antes de completar:

“Eu sempre digo que o torcedor é o pulmão do Flamengo. O Flamengo é uma instituição com milhões de torcedores. Nada foi, e continua sendo, mais importante do que vocês torcedores para o nosso grupo, para o de hoje e os que virão. A gente não tinha cansaço ou abatimento quando escutávamos vocês cantando ‘Mengo”. Quem veste esse Manto Sagrado, tem uma torcida como essa e não corre para mim é jogador frouxo….Poucos jogaram, mas muitos passaram pelo Flamengo. Honrar o Manto é diferente.”

Leandro assinou incansavelmente todo o tipo de coisas. Camisas do Flamengo e da Seleção Brasileira, papéis, álbuns de figurinha. Aliás, ele se surpreendeu com torcedora que levou posters oficiais da década de 80 e disse que a única pessoa que ele conhece que ainda guarda os itens é sua mãe.

Leandro fez toda sua carreira de jogador no Flamengo. Foram 414 jogos com o Manto Sagrado e 11 títulos conquistados. São eles:  Libertadores e Mundial (1981), quatro Campeonato Brasileiros (1980, 1982, 1983 e 1987), uma Copa do Brasil (1990) e cinco Estaduais (1978, 1979, 1979 (Especial), 1981 e 1986).

Em março de 2019, Leandro teve seu rosto eternizado na Gávea. O Flamengo inaugurou um busto para homenagear o eterno ídolo na sede social do clube. Muitos torcedores compareceram ao evento e emocionaram o ex-lateral.

Tarde de fotos e autógrafos com Leandro lotada de rubro-negros.
Tarde de fotos e autógrafos com Leandro lotada de rubro-negros. Foto: Matheus Celani/ MRN

Diferentes gerações de rubro-negros marcam presença em evento com Leandro

Torcedores do Flamengo de todas as gerações estavam presentes no Espaço Essência Rubro-Negra. Muitos pais e avós aproveitaram a oportunidade para levarem filhos e netos para conhecerem o grande ídolo rubro-negro. Leandro assinou até mesmo roupas de bebês com menos de dois anos de vida, e a emoção nos rostos dos pais era nítida.

“O Leandro é o maior lateral que o mundo já conheceu, saia dentro da área sem dar chutão, driblando. Ele atacava, fazia o meio-campo e foi ainda um bom marcador. É uma alegria muito grande ter assistido ele e eu quero passar isso para meu filho e meu neto”, disse Vitor Marinho, de 72 anos, que levou a família ao evento.

A presença de um jogador como o ídolo rubro-negro atraia também quem passava pelo local. Muitos torcedores paravam para tirar fotos e demonstrar amor pelo ex-lateral. Torcedores de outros clubes, como o Fluminense, também paravam para guardar uma imagem.

Sobre o Essência de Craque

O evento “Essência de Craque” nasceu em 2024 e teve Leandro como primeiro convidado. Idealizado e organizado por Renato Peçanha, dono do canal e do local Espaço Essência Rubro Negra, o projeto tem o objetivo de convidar um ídolo da histórica geração do Flamengo dos anos 80 em cada mês do ano.

Renato afirmou que convidará os atletas que fizeram parte da equipe e sonha com a presença de Zico. Afinal, o Galinho é apoiador do projeto e disponibilizou ingressos para o evento com Leandro em seu site oficial. Além disso, a loja do Espaço Essência Rubro-Negra vende itens exclusivos do Camisa 10.

Os torcedores do Mengão que foram ao local, que fica no Shopping Camboinhas, em Niterói, irão encontrar um espaço destinado quase que exclusivamente aos rubro-negros. A decoração é toda rubro-negra e o cardápio é uma homenagem a grande ídolos do clube. Além disso, possui loja com produtos retrô, álbum de figurinhas, artigos exclusivos do Zico e outras peças do Flamengo.


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.