Landim confirma apoio a Dunshee e candidatura à presidência de Conselho
A pouco mais de seis meses do fim do seu mandato, o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, se posicionou publicamente sobre sua sucessão e os planos para o seu futuro. Em jantar com apoiadores, ele anunciou o apoio à candidatura do vice-presidente Rodrigo Dunshee de Abranches e confirmou a intenção de concorrer à presidência do Conselho Deliberativo.
O MRN foi o primeiro site a revelar os planos de Landim de concorrer à cadeira no Conselho Deliberativo (Code), em abril. O órgão é responsável por mudanças no estatuto do Flamengo e é o fórum que decidiria sobre a eventual transformação do clube em SAF (Sociedade Anônima de Futebol), como defende Landim para financiar a construção de um estádio próprio.
➕ Bap troca Cacau Cotta e mais dois por aliados em comissão eleitoral
Como presidente do Code, Landim teria o poder de pautar essa discussão, ainda mais se tiver na presidência do clube um aliado como Dunshee.
O apoio de Landim a Dunshee foi anunciado em um jantar promovido na Barra da Tijuca pelo ex-presidente do Flamengo – e do Conselho Deliberativo- Delair Dumbrosck. No mesmo cenário, há três semanas, Landim viu o prefeito Eduardo Paes ameaçar desapropriar o terreno pertencente a um fundo administrado pela Caixa Econômica Federal para construir o estádio caso o banco não aceite a oferta de compra do Flamengo.
Marcio Braga é precedente para plano de Landim
A passagem da presidência do Flamengo para a presidência do Conselho Deliberativo é rara na história do Flamengo, mas não é inédita. Em 1980, Marcio Braga se elegeu presidente do Conselho após dois mandatos como presidente do clube. Ele foi sucedido na presidência por Antonio Augusto Dunshee de Abranches, pai de Rodrigo.
Antonio Augusto ficou marcado como o presidente do Flamengo na conquista do Mundial de 1981, mas também entrou na história como o dirigente responsável pela venda de Zico.
Base de Landim deve chegar dividida a eleição
A eleição para a presidência do Flamengo acontece nos 10 primeiros dias de dezembro. Já a eleição para a presidência do Conselho Deliberativo deve acontecer na segunda quinzena do mesmo mês.
Com o apoio oficial de Landim a Dunshee, a tendência é que a base de apoio ao presidente chegue dividida às eleições, já que o presidente do Conselho de Administração, Luiz Eduardo Baptista (Bap) também tem planos de concorrer e o ex-vice-presidente de Consulados e Embaixadas Maurício Gomes de Mattos já declarou sua candidatura.