Landim diz que ainda não escolheu candidato e quer influir em programa
O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, disse em entrevista ao podcast “Dinheiro em Jogo” que ainda não escolheu quem apoiará como candidato à sua sucessão. Nos bastidores da Gávea, é dado como certo o apoio de Landim ao vice-presidente Rodrigo Dunshee de Abranches, mas nas últimas semanas o presidente do Conselho de Administração, Luiz Eduardo Baptista (Bap) ensaia uma reaproximação com o presidente.
Landim disse que a ideia é formular primeiro um programa, cargo para o qual ele nomeou um grupo liderado por Diogo Lemos, integrante do Conselhinho de Futebol, e depois tentar escolher um candidato de consenso.
➕Landim: Flamengo abriu mão de dinheiro da Globo para não impactar parceiros
“Existem potenciais candidatos já declarados que fazem parte da própria gestão do Flamengo e que já se lançaram, já estão fazendo seus movimentos, conversando com pessoas, é natural que isso ocorra. Antes do processo começar a descarrilhar o trilho, o que é que a gente fez? Eu criei um grupo de trabalho com participantes desses grupos que estão representados nas vice-presidências, a gente está fazendo um balanço do que a gente se comprometeu a fazer seis anos atrás e o que nós fizemos. E depois qual é o nosso plano para os próximos três anos de mandato”, afirmou.
De acordo com Landim, só quando o plano estiver concluído, será escolhido um candidato que se comprometer com os pontos.
“Uma vez estabelecido esse plano, a gente tem que chamar as pessoas. E perguntar quem está comprometido com isso. Porque senão fica, ah, o candidato. Não é o candidato, não é uma pessoa, não sou eu quem está aqui, quando eu vim para cá tinha um plano de trabalho que eu estou tentando cumprir da melhor forma possível, com o apoio de inúmeras pessoas”, afirmou.
O presidente, que já disse que pretende continuar participando da política do Flamengo após o fim do seu mandato – o Mundo Bola revelou que ele planeja concorrer à presidência do Conselho Deliberativo – disse que vai querer opinar no plano de governo do seu sucessor.
“Eu vou querer opinar nesse plano. Esse plano está sendo construído, mas eu também vou querer opinar no plano. Eu vou querer dar ideias de coisas que a gente possa continuar a fazer. E aí no final vamos tirar o consenso neste grupo e ver quem está comprometido com aquilo ou não”, afirmou.
Recuo sobre Globo reabriu possibilidade de Bap ser candidato de Landim
A entrevista foi disponibilizada só em áudio, mas a resposta de Landim indica que Diogo Lemos, que é cotado para ser vice-presidente de Futebol na futura gestão caso o candidato da situação se eleja, estava presente na sala.
“Isto para mim é o primeiro passo antes de escolher a pessoa. O que a gente quer, qual é o Flamengo que a gente quer ter. É nisso que eu estou trabalhando agora, aliás o coordenador tá aí”, diz Landim.
No ano passado, o candidato favorito de Landim era Bap, mas o presidente e o idealizador da chapa azul, que assumiu o poder do Flamengo em 2013, tiveram uma divergência e Landim acabou decidindo apoiar Dunshee. Entretanto, Bap teve uma conversa com Landim que acabou levando o presidente do Conselho de Administração a recuar na sua oposição ao contrato com a TV Globo, o que foi fundamental para a aprovação. Com isso, reabriu-se a possibilidade de Bap ser o candidato da situação.