Jornalista revela todo o projeto do Flamengo para compra de um clube europeu
O jornalista Rodrigo Mattos, do UOL, detalhou nesta quinta (19) o projeto do Flamengo para compra de parte de um clube europeu. De acordo com o repórter, dirigentes rubro-negros negociam a aquisição de um clube em Portugal por meio de dinheiro de investidores. Segundo ele, não haveria aporte financeiro por parte do Rubro-Negro, mas o clube ficaria com um percentual entre 20% e 30% do time adquirido.
LEIA MAIS: Flamengo embolsa quantia milionária na Libertadores e alcança meta; veja os valores
Rodrigo afirma que o projeto tem como parceiro “Win the Game”. Seria um fundo para iniciativas de esportes do BTG e de Cláudio Pracovinick, ex-vice-presidente de Finanças do Flamengo. O Rubro-Negro entraria com a sua marca para ser associada ao possível time. Um dos alvos seria o Clube Desportivo Tondela, integrante da Primeira Liga de Portugal.
O vice-presidente de Finanças rubro-negro, Rodrigo Tostes, já teria feito contatos iniciados com algumas equipes. No entanto, não há detalhes sobre o andamento das conversas. Uma das principais razões para a aquisição seria a geração de receitas em euro, moeda forte. Haveria ainda, segundo Mattos, a possibilidade também de sinergias entre patrocinadores.
O clube adquirido manteria suas cores padrões, ao invés do rubro-negro. Mas uma das possibilidades seria o aproveitamento de jogadores da base do Flamengo ou encostados no elenco como vitrine na Europa. De acordo com os dirigentes, a exposição ajudaria em revendas. Assim como faz o Manchester City.
Apesar de negociações apenas iniciais, há questionamentos dentro da diretoria do Flamengo sobre a validade desta iniciativa, segundo o jornalista. Isto porque, além de uma filial na esfera global depender de vários aportes, o caso ainda precisaria ser aprovado internamente no clube.
Imprensa de Portugal repercute compra de clube por parte do Flamengo
Em Portugal, sede do Clube Desportivo Tondela, a imprensa repercutiu a informação. De acordo com O Jogo, fontes ligadas ao time não desmentiram a notícia. Mas ao contrário do que dizem as publicações brasileiras, um desfecho já estaria bem encaminhado:
CONFIRA: Vitinho abre o coração ao falar sobre Flamengo, carreira e racismo: ‘Evento triste’
“Tal como fazemos em relação a nomes de jogadores, não comentamos rumores. Relativamente ao que tem vindo a ser falado, é sinónimo do bom trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos e que, juntamente com o futebol português, o Tondela está a tornar-se cada vez mais apto para investir”, disse uma pessoa ao O Jogo.
O Flamengo não se manifestou, até o fechamento desta matéria, sobre os rumores.
Jornalista e Historiador, é apaixonado por futebol bem jogado. Já atuou na Rádio Roquette Pinto e como colunista no Goal.com. Siga no Twitter: @EuBrguedes