Jornalista detalha como Dorival 'sepultou' fantasma de Jorge Jesus

24/08/2022, 16:52
Dorival sepultou fantasma de Jorge Jesus no Flamengo

Entre tantas coisas positivas que Dorival trouxe para o Flamengo, uma das principais foi fazer o torcedor e a imprensa cessarem as comparações e pedidos de retorno de Jorge Jesus. Antes de assumir o clube, todos os treinadores – de Domènec Torrent a Paulo Sousa – sofreram com o “fantasma” do treinador multicampeão.

Desde a chegada de Dorival, no entanto, isso mudou. O treinador vem fazendo o time praticar o mais belo futebol do país, está disputando todas as principais competições da temporada e fez alguns jogadores voltarem a jogar tão bem quanto com Jorge Jesus.

Na visão do jornalista José Trajano, foram as virtudes de Dorival que fizeram ele “sepultar o fantasma” de Jorge Jesus. Desse modo, torcida e imprensa deixaram de mão a “viuvez” pelo português e passaram a ver um novo e ótimo trabalho do atual comandante do Flamengo.

“A maior virtude do Dorival Júnior foi ter sepultado o fantasma do Jorge Jesus. Já sepultou! Porque todo mundo que entrava, qualquer deslize, qualquer derrota ‘o Jorge Jesus tem que voltar, o Jorge Jesus fazia melhor’. O tempo foi passando e o fantasma continuava ali andando pela Gávea e pelo Ninho do Urubu. O Dorival Júnior começou, acabou com aquela coisa que não dava certo segundo muitos, botar o Pedro junto com o Gabigol no time titular, era o que todo mundo queria”, afirmou Trajano durante o UOL News Esporte.

Leia também: Jornalista diz que Dorival pode deixar o Flamengo e o motivo é surpreendente

Na sequência, Trajano ressaltou o fato de Dorival ter acabado com grandes problemas que os treinadores anteriores não conseguiram ou até atenuaram:

“(Dorival) Deu mais condições de jogo, equilibrou, o Everton Ribeiro voltou a jogar bem, o Arrascaeta nem se fala, conseguiu armar a defesa, que era um ponto frágil do Flamengo, consertou o gol, que era outro problema. Ele equilibrou, mas o maior acontecimento da fase do Dorival Júnior é ter sepultado de vez o Jorge Jesus, que está lá na Turquia, bem longe e ninguém fala mais nele”.

Dorival superou números de Jorge Jesus em seus primeiros 20 jogos

Na última quarta-feira (17), Dorival Júnior chegou ao seu 20º jogo pelo Flamengo em 2022. Após o feito, o treinador também encarou o Palmeiras no último domingo (21). Desde que assumiu o time, Dorival soma 21 jogos, 15 vitórias, 2 empates e 4 derrotas.

Portanto, se compararmos o aproveitamento nos primeiros 20 jogos entre Dorival e os últimos técnicos que passaram pelo Flamengo, o comandante atual só perde para Renato Gaúcho, em 2021. Veja a lista:

  • Renato Gaúcho – 80% de aproveitamento (16V/2E/2D)
  • Dorival Júnior – 76 % de aproveitamento (15V/1E/4D)
  • Jorge Jesus – 70 % de aproveitamento (12V/6E/2D)
  • Paulo Sousa – 68% de aproveitamento (12V/5E/3D)
  • Domènec Torrent – 66% de aproveitamento (12V/4E/4D)
  • Rogério Ceni – 58% de aproveitamento (10V/5E/5D)

Mas apesar de estar com aproveitamento abaixo de Renato Gaúcho, é inegável que a torcida tem muito mais confiança no trabalho de Dorival.


Partilha
Lucas Tinôco
Autor

Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...