Jogo vira para o Flamengo e Del Valle pode ter desvantagem

20/02/2023, 09:28
Independiente Del Valle e Flamengo pela Recopa Sul-Americana, em 2020

O Flamengo pode ver o jogo virar quando o assunto é questão física. Os jogadores não estão no seu auge e demonstram claros problemas, mas os equatorianos do Independiente Del Valle, próximo adversário do clube na Recopa Sul-Americana, chegam em piores condições. Pelo menos na teoria, já que a equipe disputou apenas uma partida oficial em 2023.

Além disso, são três jogos no total contando com dois amistosos. O primeiro foi um empate em 0 a 0 com o San Lorenzo, e o segundo, derrota por 2 a 1 para o Deportivo Maldonado. O jogo contra o Aucas pela Supercopa do Equador foi o único oficial no ano, e o time venceu por 3 a 0 e levou a taça. No entanto, o jogo aconteceu no dia 11 de fevereiro. Ou seja, confronto contra o Flamengo na terça-feira (21) acontece dez dias depois.

Leia Mais: Vitória do Flamengo mantém Palmeiras como pior brasileiro em Mundiais

No Brasil, os times também estão em início de temporada, mas o Flamengo já soma 11 partidas jogadas, alternando entre Estadual, Mundial de Clubes e Supercopa do Brasil. O problema é que o time ainda apresenta lentidão e mostra que não está no seu melhor momento físico. O clube tem sete desfalques, enquanto os equatorianos chegam sem baixas.

Todos os desfalques são por lesões. Os últimos foram Gerson, Marinho e Hugo Souza, mas Bruno Henrique está afastado desde a metade do ano passado. Léo Pereira, Filipe Luís e Victor Hugo completam o time de ausentes. O Independiente Del Valle, em início de temporada, não tem desfalques para o jogo. Fato que ainda pode dificultar o momento do Flamengo é a altitude de quase 3 mil metros de Quito, onde acontece o jogo de ida.

Flamengo conta com Mário Monteiro para voar na preparação física

Mário Monteiro tenta levar os jogadores do Flamengo de volta aos trilhos e se a preparação física foi um problema até aqui, o jogo vira porque o Independiente Del Valle está sem qualquer ritmo de jogo. Mário foi o responsável pelo grande trabalho com Jorge Jesus em 2019, quando aquela equipe alcançou seu auge físico e voou em campo.

O profissional voltou ao clube em 2023 após convite da cúpula flamenguista e ele não pôde recusar. É que Mário Monteiro criou grande carinho pelo Flamengo e identificação, chegando a declarar que esse seria o único caminho que o faria voltar a trabalhar: “Apenas duas situações me fariam voltar a trabalhar: retornar ao Flamengo, clube de onde nunca devia ter saído, ou uma seleção de Portugal ou do Brasil”, disse ao GE.

Mas o preparador físico tem árdua tarefa pela frente, já que a equipe soma tantos jogadores lesionados e mostra estar em outro ritmo. Arrascaeta é um dos atletas que vem tendo dificuldades no ano, mas o craque já explicou que precisou ficar parado nas férias por conta da pubalgia. Totalmente recuperado, a torcida do Mengão espera que o camisa 14 volte a performar no seu melhor nível o mais rápido possível, o que ainda não aconteceu.

Siga Erick Viana no Twitter e no Instagram.