Palmeiras 4x3 Flamengo: time desarrumado perde a primeira taça de 2023

28/01/2023, 19:25
Gabigol contra o Palmeiras na Supercopa 2023. Foto: CRF

O Flamengo perdeu para o Palmeiras por 4 a 3 neste sábado (28), pela Supercopa do Brasil, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Os gols foram margados por Gabigol (2) e Pedro. Raphael Veiga (2), Gabriel Menino (2) marcaram para o alviverde.

Muito desorganizado, o Flamengo se apoiou nos seus talentos individuais para equilibrar um jogo que viu o Palmeiras sempre mais próximo do gol. Com atuações muito abaixo do habitual, Santos, Gerson e Arrascaeta foram os elos fracos do time. Everton Ribeiro, Gabigol e Pedro foram os destaques. Agora, o Rubro-Negro foca no Mundial de Clubes, pois estreia na semifinal, em sete de fevereiro.

Leia Mais: Central do Apito: gol do Palmeiras foi irregular contra Flamengo

1º Tempo – Flamengo sem intensidade leva a virada no final

O Flamengo não jogou no mesmo nível do Palmeiras na primeira etapa. O time alviverde pareceu sempre mais perto de ganhar as bolas em disputa. O Rubro-Negro até saiu na frente, com gol de Gabigol de pênalti. aos 22 minutos. Inclusive, essa foi uma das poucas vezes que o Flamengo ganhou uma disputa, pois Arrascaeta desarmou Zé Rafael e levou o pênalti. Mas foi só.

O Palmeiras controlou as ações o tempo todo. Mais rápidos e mais dispostos nas disputas, os jogadores palmeirenses venceram os duelos individuias e sempre estiveram próximos de marcar. No Flamengo, ficou claro que o lateral Guillermo Varela não pode ser o titular.

O uruguaio não viu Dudu no primeiro tempo. Deixou o ponta palmeirense passar por ele em diversas ocasiões. Em uma delas, a bola rebateu e sobrou para Raphael Veiga empatar, aos 37 minutos. Santos, saltou atrasado e não chegou na bola.

O domínio palmeirense seguiu até o final do primeiro tempo. O meio campo do Flamengo, com Gerson e Thiago Maia não conseguiu dar volume na marcação aos volantes e meias palmeirenses. Com isso, por diversas vezes, eles surgiram soltos na frente dos zagueiros. Foi assim que Gabriel Menino virou a partida. aos 48 minutos, com belo chute de fora da área. Santos mais uma vez chegou atrasado na bola.

Na saída para o intervalo, Everton Ribeiro falou sobre o que deu errado. O meia rubro-negro disse: “A gente não tá conseguindo fazer o nosso jogo. Tá muito lá e cá. A gente gosta de ficar com a bola e constriuir as jogadas.”

2º Tempo – Ataque acorda, mas defesa entrega

O Flamengo voltou com tudo para a segunda etapa. O time criou duas chances de gol antes dos cinco minutos, mas Weverton salvou. Na terceira, Everton Ribeiro achou Gabigol livre para invadir o meio da área e marcar na saída. Empate aos seis minutos do segundo tempo.

Mesmo assim, a desarrumação atrás continuou a cobrar seu preço. O Palmeiras conseguia chegar muito perto da área sem ser incomodado. Evertn Ribeiro colocou a mão na bola e Veiga colocou o Palmeiras na frente de pênalti aos 13 minutos. O Flamengo precisou correr atrás de novo.

Mais uma vez, o ataque compareceu. Aos 16, Gabigol achou Ayyrton Lucas solto na esquerda. O lateral achou Pedro no meio da área, que mandou para as redes de calcanhar. O jogo estava empatado de novo, mas não por muito tempo.

Completamente desorganizado sem a bola, o Flamengo seguiu dando espaços. Aos 29, Varela deu muito espoaço para o ataque do Palmeiras. A bola cruzou toda a área até achar Gabriel Menino livre para marcar o quarto gol verde. Vitor Pereira vai ter muito trabalho parar arrumar o time sem a bola.

Do quarto gol até o final, o Flamengo ficou com a bola, mas não conseguiu mais ameaçar o gol de Weverton de forma 9incisiva. Vitor Pereira colocouy Matheuzinho, Vidal, Matheus França e Cebolinha, mas o time se desorganizou ainda mais.

No final, o trabalho de quase três anos de Abel Ferreira no Palmeiras sobressaiu. O Flamengo sobreviveu até o final do jogo, pois tem o melhor time titular do Brasil, mas o conjunto está longe do aceitável. Para o decorrer da temporada, muita coisa deverá ser acertada. Será um ano longo em 2023.


Partilha