Jogo das Estrelas: campeão mundial com São Paulo, Grafite é o 15º confirmado
No próximo dia 28, no Maracanã, Zico organizará o Jogo das Estrelas 2022, que terá a 18ª edição da partida beneficente. Assim, após confirmarem Petkovic, Angelim, Mozer, Adílio, Andrade, Tita, Nunes, Júnior, Gilberto, Richarlyson, Mauro Galvão, Aldair, Endrick e Zé Roberto, Junior Coimbra, CEO do evento e filho do Galinho, anunciou a décima quinta atração: Grafite.
Leia mais: Time do Flamengo é mais valioso que 44 equipes da Libertadores 2023
Nesse sentido, saiba um pouco mais da história de Grafite e o que fez ele estar entre os convidados de Zico para o Jogo das Estrelas 2022.
História de Grafite
Revelado pelo Matonense, do interior de São Paulo, em 1999, Grafite foi se destacar nacionalmente apenas no Goiás, cinco anos depois. Antes, havia passado por Ferroviária, Santa Cruz, Grêmio e Seoul, da Coreia do Sul.
Logo, no clube goiano, com 24 anos de idade, o atacante foi um dos destaques do Campeonato Brasileiro. Bem como, ganhou a Bola de Prata. Dessa forma, se transferiu para o São Paulo na temporada seguinte e aí saltos maiores na carreira começaram.
No Tricolor, rapidamente, se tornou titular do ataque ao lado de Luís Fabiano. Porém, no mesmo ano, o ‘Fabuloso’ foi para Europa e, com isso, Grafite assumiu a responsabilidade. O jogador se sagrou o artilheiro do São Paulo na temporada com 26 gols.
Campeão mundial
Em 2005, veio o grande ano da carreira de Grafite. Já no início do ano conquistou o Paulista e, posteriormente, veio a Libertadores, que garantiu vaga no Mundial de Clubes, no qual o São Paulo também venceu. O atacante foi eficiente nos segundos tempos da semifinal e da final.
Com este sucesso no Tricolor e apenas 26 anos, Grafite atuar no Le Mans, da França, onde ficou por ano. Logo, se transferiu para o Wolfsburg, da Alemanha. Lá, teve uma passagem longa e marcante de quatro temporadas. Neste período, ajudou o clube na inédita ida à Champions League (2009-10) e no título inédito do Campeonato Alemão (2008-09), tendo terminado como artilheiro da competição com 28 gols.
Após, rodou pelo mundo árabe e retornou ao Santa Cruz, em 2015. Contudo, no ano seguinte, teve seu nome ventilado ao Flamengo.
Grafite no Flamengo
Por muito pouco, o Grafite não se tornou um jogador do Flamengo. Em 2016, quando tinha 37 anos, o atacante foi sondado no Mais Querido para substituir o Guerrero no período em que estiver na Seleção Peruana.
No entanto, nada se passou de sondagens e o Grafite permaneceu no Santa Cruz, que logo depois foi para o Athletico-PR, em uma breve passagem, e retornou novamente ao Santinha para encerrar a carreira como jogador de futebol.
Atualmente, Grafite é comentarista esportivo da TV Globo e vem sendo um dos destaques da emissora em transmissões.
Por fim, o ex-atacante estará no Jogo das Estrelas pelo feito nos clubes em que passou, marcando assim seu nome no futebol brasileiro.
Sou jornalista, formado pela FACHA, de 21 anos. Pouco tempo na área de jornalismo, mas com sonhos, que eram inimagináveis, conquistados, como a cobrir a final da Copa do Brasil, em 2022, no Maracanã. Objetivo é continuar na busca de mais realizações!