Jogo das Estrelas: campeão carioca pelo Fla, Gilberto é o nono confirmado

19/12/2022, 20:23
Jogo das Estrelas: campeão carioca pelo Fla, Gilberto é o nono confirmado

No próximo dia 28 de dezembro, no Maracanã, Zico organizará o Jogo das Estrelas 2022, que terá a 18ª edição da partida beneficente. Assim, após confirmarem PetkovicAngelimMozerAdílioAndradeTita, Nunes e Júnior, Junior Coimbra, filho do Galinho e CEO do evento, anunciou a nona atração: Gilberto.

Leia mais: Flamengo de primeira: Conmebol celebra golaços rubro-negros na Libertadores 2022

Nesse sentido, saiba um pouco mais da história de Gilberto no Flamengo e o que fez ele estar entre os convidados de Zico para o Jogo das Estrelas.

Gilberto no Flamengo

Revelado pelo América-RJ, Gilberto chegou ao Flamengo em 1995, com 19 anos de idade. No entanto, fez sua estreia somente no ano seguinte, na vitória, por 2 a 0, sobre o Bangu pela Taça Cidade Maravilhosa. Assim, rapidamente, assumiu a titularidade na lateral-esquerda do Mais Querido.

Em 96, o ‘Marrequinho’, como era conhecido, conquistou a tríplice coroa do estadual: Carioca, Taça Guanabara e Taça Rio. Além desses, ainda teve a Copa Ouro, que era uma competição oficial de futebol extinta entre clubes profissionais da América do Sul, organizado pela Conmebol.

Contudo, na metade da temporada, perdeu a vaga de titular para o Athirson, referência na posição e ícone na história do Clube. Mesmo assim, continuava tendo suas oportunidades.

Até que no início de 1998, Athirson foi emprestado ao Santos, logo seria a chance de Gilberto reassumir a titularidade. Porém, o lateral já tinha encaminhado a transferência para o Cruzeiro.

Portanto, seu último jogo com o Manto Sagrado foi no dia 6 de dezembro de 1997, em empate sem gol com a Portuguesa de Desportos, pelo Campeonato Brasileiro. O atleta não teve seu retorno ao Rubro-Negro como jogador. Ao todo, foram 117 partidas e quatro gols pelo Flamengo.

Volta ao Flamengo para coordenar a base

No início do ano passado, Gilberto acertou o retorno ao Mais Querido, mas não como jogador de futebol. o ex-lateral voltou para assumir o cargo de coordenador do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), voltado para as categorias de base.

Mesmo assim, esta passagem não durou muito. Atualmente, o ex-atleta é comentarista esportivo.

Por fim, além da passagem dele pelo Flamengo, há dois pontos que o fazem estar no Jogo das Estrelas: duas Copa do Mundo pela Seleção (2006 e 2010) e amizade com Zico. Bem como, os dois são amigos de longa data, apesar de terem jogado juntos.


Tags:
Partilha
Fellipe Perdigão
Autor

Sou jornalista, formado pela FACHA, de 21 anos. Pouco tempo na área de jornalismo, mas com sonhos, que eram inimagináveis, conquistados, como a cobrir a final da Copa do Brasil, em 2022, no Maracanã. Objetivo é continuar na busca de mais realizações!