Jogo das Estrelas: campeão carioca pelo Fla, Gilberto é o nono confirmado
No próximo dia 28 de dezembro, no Maracanã, Zico organizará o Jogo das Estrelas 2022, que terá a 18ª edição da partida beneficente. Assim, após confirmarem Petkovic, Angelim, Mozer, Adílio, Andrade, Tita, Nunes e Júnior, Junior Coimbra, filho do Galinho e CEO do evento, anunciou a nona atração: Gilberto.
Leia mais: Flamengo de primeira: Conmebol celebra golaços rubro-negros na Libertadores 2022
Nesse sentido, saiba um pouco mais da história de Gilberto no Flamengo e o que fez ele estar entre os convidados de Zico para o Jogo das Estrelas.
Gilberto no Flamengo
Revelado pelo América-RJ, Gilberto chegou ao Flamengo em 1995, com 19 anos de idade. No entanto, fez sua estreia somente no ano seguinte, na vitória, por 2 a 0, sobre o Bangu pela Taça Cidade Maravilhosa. Assim, rapidamente, assumiu a titularidade na lateral-esquerda do Mais Querido.
Em 96, o ‘Marrequinho’, como era conhecido, conquistou a tríplice coroa do estadual: Carioca, Taça Guanabara e Taça Rio. Além desses, ainda teve a Copa Ouro, que era uma competição oficial de futebol extinta entre clubes profissionais da América do Sul, organizado pela Conmebol.
Contudo, na metade da temporada, perdeu a vaga de titular para o Athirson, referência na posição e ícone na história do Clube. Mesmo assim, continuava tendo suas oportunidades.
Até que no início de 1998, Athirson foi emprestado ao Santos, logo seria a chance de Gilberto reassumir a titularidade. Porém, o lateral já tinha encaminhado a transferência para o Cruzeiro.
Portanto, seu último jogo com o Manto Sagrado foi no dia 6 de dezembro de 1997, em empate sem gol com a Portuguesa de Desportos, pelo Campeonato Brasileiro. O atleta não teve seu retorno ao Rubro-Negro como jogador. Ao todo, foram 117 partidas e quatro gols pelo Flamengo.
Volta ao Flamengo para coordenar a base
No início do ano passado, Gilberto acertou o retorno ao Mais Querido, mas não como jogador de futebol. o ex-lateral voltou para assumir o cargo de coordenador do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), voltado para as categorias de base.
Mesmo assim, esta passagem não durou muito. Atualmente, o ex-atleta é comentarista esportivo.
Por fim, além da passagem dele pelo Flamengo, há dois pontos que o fazem estar no Jogo das Estrelas: duas Copa do Mundo pela Seleção (2006 e 2010) e amizade com Zico. Bem como, os dois são amigos de longa data, apesar de terem jogado juntos.
Sou jornalista, formado pela FACHA, de 21 anos. Pouco tempo na área de jornalismo, mas com sonhos, que eram inimagináveis, conquistados, como a cobrir a final da Copa do Brasil, em 2022, no Maracanã. Objetivo é continuar na busca de mais realizações!