Hoje tem Flamengo: saiba tudo sobre o confronto contra o Grêmio
Chegou o dia, Nação! Hoje o Flamengo encara o Grêmio na partida de ida das quartas de final da Libertadores. O Rubro-Negro tenta um bom resultado para decidir o jogo em casa e com uma boa vantagem. A bola rola na Arena do Grêmio às 21:30, horário de Brasília.
Apesar de vir de um empate, o Fla chega muito embalado pelas recentes goleadas e pela classificação para as semifinais da Libertadores. O técnico Renato Gaúcho irá reencontrar o Grêmio, time onde se tornou ídolo, pela primeira vez.
Como chegam os times para o jogo
Os dois times estão em momentos distintos na temporada. O Flamengo chega embalado com a classificação para as semifinais da Libertadores e com os bons resultados recentes. Desde a chegada de Renato Portaluppi, o Fla disputou 12 partidas e perdeu apenas uma. Foram incríveis dez vitórias para O Mais Querido. O último resultado adverso foi no fim de semana contra o Ceará, empate em 1 a 1.
Veja mais: Ceni recebeu sondagem de seleção e rival de Flamengo no Rio
O poder ofensivo do time de Renato também anima os torcedores, nas 12 partidas disputadas foram 37 gols marcados. A defesa também melhorou, porém, ainda se mostra o elo fraco da equipe e que mais preocupa os torcedores. Foram 10 gols sofridos na era Portaluppi.
O Grêmio, por sua vez, chega em um momento de recuperação na temporada. A equipe gaúcha tenta se afastar da zona de rebaixamento e conta com a experiência do técnico Felipão para ajudar na missão. O time vem de duas vitórias seguidas sobre Cuiabá e Bahia.
Os gremistas apostam no retorno de sua defesa titular com Geromel e Kannemann, para frear o forte ataque do Flamengo.
A grande novidade do time é o atacante Miguel Borja, que recém chegou ao Tricolor e já assumiu o comando de ataque. O colombiano disputou quatro partidas e marcou 3 gols.
Retrospecto do confronto
No retrospecto geral, a equipe gaúcha tem vantagem no confronto. Foram 98 partidas com 34 vitórias para o Grêmio e 31 para o Flamengo, as equipes empataram 33 vezes, os números demonstram o grande equilíbrio que o duelo tem historicamente. O Tricolor marcou 124 gols, enquanto o Rubro-Negro balançou as redes 113 vezes.
Porém, no retrospecto recente, O Mais Querido vem abrindo ampla vantagem no confronto. A última derrota do Flamengo para o Grêmio foi no dia 4 de agosto de 2018. Desde então foram 8 partidas com 6 vitórias para o Mengão e 2 empates.
Retornos importantes
As duas equipes contam com retornos importantes para a partida de logo mais. O Flamengo vai ter a disposição Arrascaeta e Isla, que faziam trabalhos para se recuperarem de fadigas musculares. Além dos estrangeiros, o Rubro-Negro terá a volta de Willian Arão e Bruno Henrique, que ficaram de fora da última partida por suspensão.
Leia também: Flamengo reencontra um Rafinha vítima de suas próprias decisões
No lado do Grêmio, Felipão poderá contar com o atacante Ferreirinha, que não entra em campo desde o dia 10 de julho no empate contra o Internacional. O jogador sofreu uma lesão no ligamento do joelho direito e precisou ficar afastado dos gramados.
Durante o tempo parado, Ferreira ficou muito próximo de acertar sua ida ao Atlanta United, da MLS, porém, a negociação acabou não se concretizando. O jogador se envolveu em polêmicas e chegou a não comparecer em alguns treinos do Grêmio. Apesar de já estar à disposição, Ferreirinha deve começar o jogo no banco de reservas e ser acionado durante a partida.
Teremos estreia?
As duas equipes podem contar com novidades durante a partida de logo mais. Pelo lado do Flamengo, Andreas Pereira já foi apresentado e está relacionado para o confronto. O jogador fez toda pré-temporada pelo Manchester United e, por conta disso, está em forma para atuar.
Andreas já deixou clara a preferência pela posição de segundo volante, no entanto, a tendência é que Renato mantenha Diego no time titular e o belga seja utilizado no decorrer da partida.
No lado do Grêmio, o colombiano Jaminton Campaz é o novo reforço da equipe e já foi relacionado para a partida. O meia de 21 anos recebeu a camisa 7 do Tricolor. O time gaúcho desembolsou 4 milhões de euros para contar com o jovem jogador. Pelo Tolima, seu ex-clube, disputou 93 jogos, marcou 21 gols, deu 11 assistências e conquistou dois títulos colombianos, em 2018 e 2021.
Equipe de arbitragem
O duelo decisivo entre Flamengo e Grêmio, válido pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil, terá Vinícius Gonçalves Dias Araújo como árbitro. A equipe é preenchida por Daniel Ziolli e Evandro de Melo Lima que ocupam as funções de assistentes, enquanto Salim Fende Chavez fica como quarto árbitro.
Longe dos gramados, o VAR é comandado pelo árbitro do quadro Fifa Rodrigo Guarizo. O auxiliam Gustavo Rodrigues de Oliveira e Emerson Augusto de Carvalho.
A última partida do Flamengo em que Vinícius esteve sob o comando, foi a vitória rubro-negra sobre a Chapecoense em 2019. O gol do jogo foi marcado por Bruno Henrique.
Transmissão de Grêmio x Flamengo
A partida terá transmissão do Premiere para todo o país na TV fechada. No sinal aberto, a Globo irá transmitir o duelo, entretanto, as praças onde a terá a transmissão não foram divulgadas.
O SporTV tem a mesma situação da Rede Globo, a transmissão está confirmada, porém, não se sabe quais estados terão o sinal liberado. A partida entre São Paulo e Fortaleza será no mesmo horário e, por isso, as transmissões podem variar de local para local.
Prováveis escalações
Flamengo: Diego Alves; Filipe Luís, Léo Pereira(Bruno Viana) e Gustavo Henrique; Arão, Diego e Arrascaeta; Bruno Henrique, Gabigol e Everton Ribeiro.
Grêmio: Chapecó; Vanderson, Rodrigues, Kannemann e Rafinha; Thiago Santos; Douglas Costa, Lucas Silva, Villasanti e Alisson; Borja.
Acompanhe Paulo Oliveira no Twitter