Governo do RJ defende manter Maracanã com Flamengo: 'Vasco não quis'

24/04/2023, 16:56
Maracanã lotado de torcedores do Flamengo; Governo do Rio defende renovação de TPU com Fla e Fluminense em ação do Vasco

Nesta segunda-feira (24), o Governo do Rio de Janeiro se manifestou na ação do Vasco para impedir a renovação do Termo de Permissão de Uso (TPU) do Maracanã com Flamengo e Fluminense. O Vasco pediu realização de chamamento público para próxima renovação do TPU.

No entanto, a Casa Civil afirma que é inviável, pois seria necessária uma convocação com antecedência mínima de 30 dias. O atual Termo de Permissão de Uso de Flamengo e Fluminense termina nesta terça-feira. Dessa forma, as autoridades defendem a renovação com a dupla.

Leia também: Maracanã: Flamengo e Fluminense contra-atacam o Vasco na Justiça

Além disso, o Governo do Rio de Janeiro argumentou que realizou uma ampla consulta ao mercado antes de assinar o primeiro TPU, em 2019. Flamengo, Fluminense, Vasco e outras sociedades foram convidados para participar do processo.

Na época, de acordo com o governo, o Vasco manifestou desejo de utilizar o Maracanã apenas em jogos de grande apelo e retorno financeiro. Além disso, a Casa Civil afirma que o presidente cruzmaltino ressaltou que o clube não tinha interesse em administrar o Complexo Maracanã, que inclui o Maracanãzinho.

O Governo do Estado também disse que não existem irrularidades nas sucetivas renovações com Flamengo e Fluminense. Além disso, elogiou a postura dos clubes durante a pandemia de Covid-19 por arcarem “com os custos de manutenção do estádio mesmo sem saber quando poderiam retomar os jogos com público”.

Flamengo questiona interesse da 777 Partners na administração do Maracanã

Flamengo e Fluminense também se manifestaram sobre a renovação do TPU. Os clubes emitiram documentos de 29 páginas para defender que o Maracanã deve continuar sob administração da dupla. Um dos argumentos utilizados pelos advogados é que o futebol do Vasco é controlado pela empresa 777 Partners.

Assim, Flamengo e Fluminense afirmam que administram o Maracanã para satisfazerem seus torcedores, sem busca desmesurada por lucros. No entanto, o único interesse dos donos do Vasco seria “em torno da potencialização dos retornos financeiros da 777 PARTNERS.”


Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.