Gabriel Milito, treinador do Atlético-MG, foi humilhado pelo Flamengo na Mercosul de 1999
O Atlético-MG oficializou a contratação do técnico Gabriel Milito, que vai trabalhar no Brasil pela primeira vez, mas certamente tem péssimas lembranças de como é ser adversário do Flamengo. Afinal, Milito era zagueiro titular do Independiente, da Argentina, eliminado pelo Mengão da Copa Mercosul de 1999 com placar agregado de 5 a 1.
Gabriel Milito ainda era uma promessa de 19 anos quando enfrentou o Flamengo, antes do sucesso no Barcelona e longevidade na Seleção Argentina. Já titular do Independiente, ele teve a missão de marcar nada mais nada menos que Romário, e o resultado em campo foi grande dificuldade do zagueiro, goleada por 4 a 0 do Fla no jogo decisivo e classificação do Rubro-Negro para as semifinais da Copa Mercosul.
➕: Varela é liberado da Seleção Uruguaia e volta ao Rio de Janeiro por motivo especial
Após empate em 1 a 1 no jogo de ida, na Argentina, Flamengo e Independiente decidiram as quartas de final do torneio no Maracanã. Jogando ao lado do seu torcedor, o Mais Querido dominou a partida completamente e construiu a goleada com gols de Leandro Machado (2x), Fábio Baiano e Romário .
Assim como todo o seu time, e principalmente a defesa, Gabriel Milito sofreu para acompanhar as jogadas ofensivas do Flamengo. Mas ele esteve diretamente relacionado com o quatro gol rubro-negro. O zagueiro errou tempo para cortar cruzamento, e a bola foi perfeita na cabeça de Leandro Machado, que cabeceou tirando do goleiro e fechou o placar da vitória.
O triunfo eliminou o time argentino e fez o Fla avançar às semis da Mercosul, que terminaria com título rubro-negro em confronto histórico com o Palmeiras. Milito, por outro lado, nunca mais enfrentou o Flamengo como jogador ou treinador após a goleada e vai encarar o time após 25 anos.
Flamengo e Atlético-MG vão se enfrentar ao menos 2 vezes em 2024
Se não enfrenta o Flamengo desde a Mercosul, Gabriel Milito terá ao menos dois confrontos com o time na atual temporada pelo Atlético-MG. Afinal, os dois times estão na Série A e terão compromissos pelo Campeonato Brasileiro. O primeiro confronto será em 26 ou 27 de junho, em Belo Horizonte, enquanto o returno está previsto para 6 ou 7 de novembro, no Maracanã.
Além disso, Fla e Atlético estão disputando e podem se enfrentar na Libertadores e na Copa do Brasil. Como estão em grupos diferentes no torneio continental e entram no mesmo pote do mata-mata nacional, os duelos só têm chance de acontecer a partir das próximas fases.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.