Denunciado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por simulação na partida contra o Fluminense, pela Copa do Brasil, Gabigol foi julgado nesta terça-feira. O atacante rubro-negro foi absolvido e não terá que cumprir qualquer suspensão. Além do camisa 10, Fernando Diniz e Felipe Melo também estavam no banco dos réus.
O jogo aconteceu no dia 16 de maio, no confronto de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. No 0 a 0, Gabriel Barbosa acabou no STJD por simular uma agressão do zagueiro Manoel, que de fato não aconteceu. O atacante foi denunciado no artigo 252 do CBJD, por “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva”, e poderia pegar até seis partidas de suspensão.
Leia mais: Desfalques e últimos resultados: como chega o Bragantino para enfrentar o Flamengo
Na mesma partida, Felipe Melo foi expulso no início do segundo tempo, após falta dura em Gabigol, que iria em direção ao gol. O volante recebeu a denúncia no artigo 254 do CBJD, por “praticar jogada violenta”, e poderia pegar de quatro a doze jogos de suspensão. O STJD optou pela suspensão automática, de um jogo.
Mas por último, Fernando Diniz foi ao STJD por “desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar”, que prevê suspensão de um a seis jogos. Isso porque após a partida, o treinador se irritou e perdeu a linha nos questionamentos à arbitragem, além de pedir uma “arbitragem imparcial”.
Próximo jogo do Flamengo
Portanto, sem entrar em campo desde o dia 11 de junho, quando venceu o Grêmio por 3 a 0, o Flamengo enfrenta o Red Bull Bragantino nesta quinta-feira (22), pelo Campeonato Brasileiro. Assim, o jogo acontece no Nabi Abi Chedid, em São Paulo, e vale pela 11ª rodada da competição nacional.
Na terceira posição com 19 pontos, o Mengão vai em busca da vitória para seguir sonhando com a liderança. No entanto, Jorge Sampaoli pode ter alguns desfalques importantes. Gabigol e Matheus França não treinaram com o grupo nos últimos dias, enquanto Pedro, Ayrton Lucas, Vidal e Pulgar, que estão com as suas seleções, se juntam a delegação na quarta (21) e ainda não tem presença confirmada.
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.