Flamengo x Palmeiras: decisão das oitavas da Copa do Brasil será no Allianz

O Flamengo começa o duelo de oitavas de final da Copa do Brasil contra o Palmeiras no Maracanã e vai decidir vaga nas quartas de final no Allianz Parque. Após definição do clássico nacional já nesta fase, o sorteio na sede da CBF estipulou que o Mengão abrirá o confronto ao lado da Nação e vai fazer decisão em São Paulo.
Vale destacar que a CBF ainda não confirmou as datas exatas dos confrontos. A única certeza é que a partida no Maracanã será na semana do dia 31 de julho, 15 dias após o sorteio, e o jogo de volta no Allianz Parque será já na semana seguinte, do dia 7 de agosto.
➕ Contra Palmeiras, Flamengo defende ótimo histórico nas oitavas da Copa do Brasil
A expectativa é de dois confrontos com estádios lotados e clima de decisão. Afinal, Flamengo e Palmeiras é certamente o confronto mais aguardado desta fase da Copa do Brasil por envolver os dois times que disputam hegemonia no futebol nacional nos últimos anos.
Flamengo está invicto no Allianz Parque há 6 anos
O histórico recente do Flamengo pode animar os torcedores para o duelo na Copa do Brasil. Afinal, o Rubro-Negro possui um bom histórico recente na casa do Palmeiras e, diante disso, o resultado do Maracanã pode ser ainda mais decisivo para o confronto.
O Flamengo está há seis anos sem perder na casa do rival, período em que aconteceram sete jogos. A última vez que o Palmeiras saiu vitorioso contra o Fla em seus domínios foi em 2917, quando times começavam disputa pelas primeiras posições do Brasileirão e títulos de mata-mata. De 2018 em diante, foram duas vitórias rubro-negras e cinco empates.
- Palmeiras 1×1 Flamengo (2018)
- Palmeiras 1×3 Flamengo (2019)
- Palmeiras 1×1 Flamengo (2020)
- Palmeiras 1×3 Flamengo (2021)
- Palmeiras 1×1 Flamengo (2022)
- Palmeiras 1×1 Flamengo (2023)
- Palmeiras 0 x 0 Flamengo (2024)
No entanto, será a primeira vez nos últimos anos que Maracanã e Allianz Parque serão palcos de duelos mata-mata entre as equipes. Ainda que tenham se enfrentado e alternado conquistas dos principais títulos nos últimos anos, o único duelo de mata-mata recente foi a final da Libertadores, em campo neutro.
Já em Copas do Brasil o confronto volta a acontecer depois de 23 edições. As equipes se enfrentaram na semifinal de 1997, quando o Mengão se classificou, e voltaram a se encontrar nas quartas de final de 1999, quando o alviverde se deu melhor.
O confronto de 2024, portanto, será o terceiro na história do torneio vai desempatar histórico de classificações.