Flamengo encara o Palmeiras nas oitavas de final da Copa do Brasil

18/07/2024, 14:17
Taça da Copa do Brasil; Flamengo enfrenta o nas oitavas de final

O Flamengo enfrentará o Palmeiras nas oitavas de final da Copa do Brasil. O sorteio que definiu o duelo aconteceu na tarde desta quinta-feira (18), na sede da CBF, com formato livre e sem definição de potes.

A ordem do mando de campo também foi definida e estipulou que o Flamengo define o confronto fora de casa. Assim, o jogo de ida ocorrerá no Maracanã na semana do dia 31 de julho, enquanto a partida decisiva por vaga nas quartas de fina será no Allianz Parque já na semana seguinte, do dia 7 de agosto.

Flamengo conclui venda de Noga para clube português

Vale destacar que o sorteio desta quinta não define o chaveamento. Isso porque a CBF só sorteia envolvendo o chaveamento das quartas de final em diante. Ou seja, o Flamengo conhece o adversário, mas ainda não sabe o caminho até a final da competição e estará em mais um sorteio caso passe pelo Palmeiras.

Veja todos os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil:

  • Flamengo x Palmeiras
  • Atlético-GO x Vasco
  • Athletico-PR x Red Bull Bragantino
  • São Paulo x Goiás
  • CRB x Atlético-MG
  • Botafogo x Bahia
  • Corinthians x Grêmio
  • Juventude x Fluminense

*Os times à direita decidem em casa

Como fica o calendário do Flamengo

As partidas contra o farão parte de maratona complicada que o Flamengo tem pela frente. As datas já estavam devidamente separadas no calendário, o que significa que provavelmente não haverá necessidade de adiamentos ou alterações.

Contudo, ainda que já prevista, a sequência de viagens e jogos importantes vai exigir do elenco. A partir deste sábado, quando encara o Criciúma, o Mengão fará sete partidas em um intervalo de 23 dias e voltará a ter média de intervalo de aproximadamente três dias entre os jogos.

Além disso, vale destaque para a sequência de Flamengo x Palmeiras. Os times se enfrenta nos dois duelos pela Copa do Brasil e, logo na sequência, fazem duelo pela 22ª rodada do Brasileirão no Maracanã. Ou seja, serão três jogos em período de aproximadamente 12 dias.

Confira como ficarão os jogos até a volta das oitavas da Copa do Brasil:

  • 18ª rodada – Flamengo x Criciúma – 20/07 (sábado) – 16h – Mané Garrincha;
  • 19ª rodada – Vitória x Flamengo – 24/07 (quarta) – 20h – Barradão;
  • 20ª rodada – Flamengo x Atlético-GO – 28/07 (domingo) – 16h – Maracanã;
  • Ida da Copa do Brasil– Flamengo x Palmeiras (entre 30 de julho e 1º de agosto)- Maracanã;
  • 21ª rodada – São Paulo x Flamengo – 03/08 (sábado) – 21h30 – MorumBIS;
  • Volta da Copa do Brasil– Palmeiras x Flamengo (entre 6 e 8 de agosto)- Allianz Parque;
  • 22ª rodada – Flamengo x Palmeiras – 11/08 (domingo) – 16h – Maracanã.

Mas vale destacar que a maratona não termina no jogo com o Palmeiras. Logo após essa sequência, o Mengão receberá o Bolívar no Maracanã para iniciar a disputa das oitavas de final da Libertadores, no dia 15 de agosto. E, além disso, terá clássico com o Botafogo antes de viajar a La Paz para o jogo de volta.

Flamengo nas oitavas de final da Copa do Brasil

Tetracampeão da Copa do Brasil, o Flamengo tem retrospecto positivo nas oitavas de final do torneio e defende o ótimo histórico recente. O clube avançou para as quartas de final em todas as sete edições desde 2017, com um título em 2022.

São 28 edições do torneio nacional disputadas na história e essa é a 27ª vez que o time chega nas oitavas de final. A única edição que ficou de fora foi na de 2016, quando foi eliminado pelo Fortaleza na segunda fase. Já nas oitavas, o Mengão só não avançou três vezes.

Portanto, o clube se classificou entre os oito melhores da competição em 24 das 27 vezes que disputou as oitavas. Número que representa um aproveitamento de 88%.

A sequência atual vem desde de 2017. No período, o Mengão eliminou, respectivamente, os seguintes clubes: Atlético-GO, Ponte Preta, Corinthians, Athletico-PR, ABC, Atlético-MG e Fluminense.

O Palmeiras pode, portanto, ser o oitavo clube diferente que o Flamengo elimina nas oitavas de final da Copa do Brasil em oito edições consecutivas.


Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.