Flamengo tem estatísticas a seu favor na final da Copa do Brasil
Depois de ficar no 0 a 0 na Neo Química Arena, Flamengo e Corinthians precisam de uma vitória simples no Maracanã para saírem com o título. Quem vencer levanta o troféu da Copa do Brasil. Mas apesar do equilíbrio no confronto, o torcedor rubro-negro tem motivos para ficar otimista, já que o Corinthians não venceu fora de casa na competição.
Por ter jogado a Libertadores, o Corinthians entrou na Copa do Brasil apenas na terceira-fase, e de lá para cá foram quatro jogos como visitante e nenhuma vitória. Na sua primeira eliminatória, o adversário foi a Portuguesa-RJ, time da quarta divisão do Brasileirão. A lusa levou o jogo para o Estádio do Café, em Londrina e o jogo acabou em 1 a 1, gol do ex-Flamengo, Cafu.
Leia mais: Com surpresas, veja a provável escalação do Flamengo contra o Atlético-MG
Nas oitavas, o adversário foi o Santos, e o Corinthians goleou por 4 a 0 em casa, mas na Vila Belmiro perdeu por 1 a 0. Na fase seguinte, o rival do Flamengo na final foi até Goiânia e saiu derrotado de novo, desta vez pelo Atlético-GO. Foi a primeira partida das quartas, e o Dragão venceu por 2 a 0. Na volta, no entanto, o Corinthians venceu por 4 a 1 e avançou.
Já na semifinal, o adversário foi o Fluminense. No Maracanã, o tricolor vencia por 2 a 1 até os 44 do segundo tempo, mas após uma falha do sistema defensivo, Roger Guedes empatou, 2 a 2, mais um jogo sem vitória.
Portanto, para se sagrar campeão em cima do Flamengo sem ir para a disputa de pênaltis, o Corinthians terá que realizar um feito que ainda não conseguiu na temporada.
Jogos do Corinthians como visitante na Copa do Brasil:
- Portuguesa-RJ 1 x 1 Corinthians – Terceira fase
- Santos 1 x 0 Corinthians – Oitavas de final
- Atlético-GO 2 x 0 Corinthians – Quartas de final
- Fluminense 2 x 2 Corinthians – Semifinal
Outra estatística favorável ao Flamengo
Mas se por um lado o Corinthians não venceu fora de casa, o Flamengo está imbatível quando joga ao lado do seu torcedor. Foram quatro jogos como mandante na Copa do Brasil, três vitórias e um empate. Assim como o seu rival na final, o Mengão entrou na terceira fase, e seu primeiro adversário foi o Altos.
Ainda com Paulo Sousa, o Mais Querido mandou seu jogo em Volta Redonda e venceu por 2 a 0. Nas oitavas, o famoso jogo do “inferno“. Após perder por 2 a 1 no Mineirão, o Flamengo recebeu o Atlético-MG com Maracanã lotado, conseguiu reverter a desvantagem e se classificou após vencer por 2 a 0.
Nas quartas foi o único confronto que o Flamengo não venceu em casa, empatou em 0 a 0 contra o Athletico-PR após um bombardeio ao gol adversário e inúmeras chances perdidas. Na semi, vitória por 1 a 0 contra o São Paulo.
Jogos do Flamengo como mandante na Copa do Brasil:
- Flamengo 2 x 0 Altos – Terceira fase
- Flamengo 2 x 0 Atlético-MG – Oitavas de final
- Flamengo 0 x 0 Athletico-PR – Quartas de final
- Flamengo 1 x 0 São Paulo – Semifinal
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.