Flamengo tem tabela apertada, enquanto rivais são ‘salvos’ pela CBF

06/05/2024, 14:12
Pedro em campo pelo Flamengo; tabela do Brasileirão gera questionamentos à CBF nas redes

O início com oscilação do Flamengo no Campeonato Brasileiro começou a gerar alguns questionamentos sobre a tabela do time na competição. Em ano que o Fla e muita equipes sofrerão desfalques na Copa América, a CBF marcou confrontos entre postulantes à parte de cima da classificação para as primeiras rodadas.

A estratégia pode ter sido para evitar desfalques nos grandes jogos, o que também naturalmente aumenta o interesse de audiência pelas partidas. Por outro lado, os enfrentamentos de alta exigência em sequência no calendário com jogos a cada três dias deve ser levado em consideração como possível motivo para a falta de regularidade de alguns dos favoritos, como Flamengo e Palmeiras por exemplo.

➕: Atuação caótica de Hugo Moura rende cerca de R$ 5 milhões ao Flamengo

Após estreia com vitória sobre o Atlético-GO, o Flamengo enfrentou sem sequência São Paulo, Palmeiras, Botafogo e Red Bull Bragantino pelo Brasileirão. Ou seja, dois campeões nacionais no último ano e duas equipes que devem brigar por G4. O período coincide com a queda de desempenho da equipe, que teve apenas uma vitória, dois empates e uma derrota nessas partidas.

O time não respondeu bem durante a sequência, passa por momento de baixa, e chegou ao fim da quinta rodada na segunda colocação com oitos pontos. Até a nona rodada, quando começará a Copa América, o Fla terá compromissos com Corinthians e Grêmio, além do clássico com o Vasco. Portanto, serão sete jogos de grande apelo nas primeiras nove rodadas.

Mas não é só o Flamengo que passa por isso, o Palmeiras enfrentou sequência de Internacional, Flamengo e São Paulo. O período também gerou instabilidade no time paulista na competição, com derrota e dois empates respectivamente.

Ainda que bem na tabela, Atlético-MG e Inter jogaram três jogos considerados de maior expressão nas primeiras rodadas. O time gaúcho pode empatar na liderança caso vença jogo adiado e está indo bem, enquanto os mineiros ocupam a quarta posição. Entretanto, deixa ainda mais evidente a intenção da CBF.

O líder Athletico-PR, por exemplo, encarou três times que devem brigar da metade para o final da tabela em seu início. O time encarou Cuiabá, Vasco e Juventude, com duas vitórias e um empate. Apesar de ser citado como confronto difícil para o Fla, motivo é exclusivamente pelo cenário que envolve um clássico.

Alguns rubro-negros questionam a pouca influência do Flamengo no assuntos com a CBF, que incluem horário de jogos, pouco tempo de descanso e outras reclamações. Torcida está inclusive cobrando cada vez mais o diretor de relações externas Cacau Cotta.

Flamengo deve ter ao menos 5 convocados para a Copa América

A tabela naturalmente resultará que, durante a Copa América, o Fla jogue contra os times que hoje tem tabela mais “simples”. Nos 10 jogos de Brasileirão que podem ocorrer simultaneamente à competição, caso a seleção chegue à final, o Flamengo vai entrar em campo com pelo menos cinco desfalques nos jogos.

Com o time repleto de desfalques, o Flamengo irá enfrentar Juventude, Cruzeiro, Cuiabá, Fortaleza e provavelmente Vitória dos times que não devem brigar por G4 do Brasileirão. Além disso, os cinco foram contrários à paralisação do Brasileirão. Os outros duelos serão contra Bahia, Atlético-MG, Fluminense e Internacional.

Flamengo já tem cinco convocados praticamente garantidos: Arrascaeta, De la Cruz, Varela e Viña (Uruguai) e Pulgar (Chile). Mas há também a possibilidade de Dorival Júnior convocar jogadores para a Seleção Brasileira. Ele chamou Fabrício Bruno e Ayrton Lucas na primeira convocação, e nome de Pedro também está no radar.


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.