Flamengo se manifesta sobre possível suspensão de licitação do Maracanã
O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) pode suspender novamente o processo de licitação do Maracanã por irregularidades no edital. Interessado em concorrer à administração do estádio pelos próximos 20 anos, o Flamengo se manifestou contra a suspensão e fez apelo para as autoridades.
Em nota, o Rubro-Negro destaca que apenas com a concessão definitiva poderá realizar “investimentos para resgatar a grandiosidade do Maracanã”. Além disso, pede ao TCE e ao Governo do Rio que mantenham a data de 7 de dezembro para os concorrentes enviarem as propostas. Segundo o clube, um novo adiamento iria representar falta de segurança jurídica aos interessados no processo.
Leia mais: Falso Nove critica Tite por cair nas previsibilidades do Atlético-MG
O TCE realizou auditoria e entende que o edital não cumpre muitas das determinações para a realização do processo. Dessa forma, levantou a possibilidade de suspender a licitação mais uma vez, assim como fez em 2022, e atrasar o resultado para mais modificações no edital.
No fim do ano passado, também às vésperas da entrega das propostas, o Tribunal suspendeu o processo pela primeira vez. O documento passou por muitas mudanças e precisou ser debatido em sessões com conselheiros do TCE até ser aprovado em agosto de 2023. No entanto, entende que o governo não realizou tudo que foi estipulado em última reunião.
Atualmente, o Maracanã é administrado pela dupla Flamengo e Fluminense. A dupla venceu chamamento público para administrar o estádio por 2024, em contrato renovável por mais um ano. No entanto, os clubes fazem planos para quando estiverem com o contrato definitivo assinado e desejam aumentar os ganhos com o estádio.
Em seu comunicado, o clube cita não só o ganho esportivo, mas também os benefício para a população do Rio de Janeiro e turistas.
Veja o posicionamento do Flamengo na íntegra
O Clube de Regatas do Flamengo reitera a importância de que a licitação da concessão do Complexo Maracanã ocorra com a maior brevidade possível. É importante destacar que somente um contrato de concessão de longo prazo permitirá a realização dos investimentos necessários para resgatar a grandiosidade do Maracanã, que trará benefícios diretos à população e ao futebol do Rio e de todo o país.
Vale lembrar que o estádio é um importante equipamento para a geração de recursos econômicos para o Estado do Rio de Janeiro, além de sua inigualável capacidade de atrair turistas de todo o mundo.
Nesse sentido, o Flamengo conclama as autoridades envolvidas para que se empenhem firmemente, de maneira a viabilizar a realização da licitação em 7 de dezembro próximo, conforme já anunciado, garantindo a todos os interessados a imprescindível segurança jurídica.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.