Falso Nove critica Tite por cair nas previsibilidades do Atlético-MG

30/11/2023, 11:49
Tite em jogo do Flamengo no Brasileirão; Analista aponta treinador como culpado em derrota para Atlético-MG

O Flamengo sofreu derrota por 3 a 0 para o Atlético-MG, nesta quarta-feira (29), em jogo válido pela 36ª rodada do Brasileirão. Ao comentar a partida, o analista de desempenho Victor Nicolau, do canal Falso Nove, aponta Tite como o principal culpado pela derrota no Maracanã.

Victor questionou a decisão de Tite de barrar Luiz Araújo e começar a partida com Bruno Henrique como titular pelo lado direito do ataque. Isso porque o Camisa 27 não contribui tanto para o time na parte defensiva, motivo pelo qual Luiz se destacou quando foi titular. Dessa forma, o Flamengo ficou exposto no lado esquerdo, o mais forte do time mineiro, e sofreu o gol de Paulinho logo aos oito minutos.

Leia mais: Flamengo faz pior Brasileirão como mandante em 8 anos

Victor destaca como o ataque do Atlético conseguiu manipular a defesa rubro-negra com muita facilidade. Bruno Henrique não soube quem marcar e permitiu ao time adversário superioridade numérica na entrada da área. Assim, Paulinho condicionou o jogo ao tabelar com Hulk e abrir o placar muito cedo.

Após sofrer o segundo gol em contra-ataque no início do segundo tempo, Tite tirou Thiago Maia para pôr Everton Ribeiro e, em seguida, Cebolinha saiu para entrada de Gabigol. Victor classificou as trocas como “muito mal feitas”, pois entende que o Fla ficou com muitos jogadores ofensivos e exposto aos contra-ataques. Como resultado, sofreu o terceiro gol aos 37 minutos da segunda etapa.

“Fica muito claro que a derrota para o Atlético-MG poderia ser evitada, porque os perigos que eles produziram eram bastantes previsíveis. Tite talvez tenha tido sua jornada mais infeliz desde que chegou ao Flamengo… Depois do segundo gol o Tite fez algumas trocas, todas muito mal feitas, que deixaram o time exposto. Ele precisava explicar o motivo de fazer a mudança do Luiz Araújo em jogo que indicava muita força no lado esquerdo adversário e também precisa ser responsabilizado”, disse Victor Nicolau.

Tite justifica mudanças em Flamengo x Atlético-MG

Tite concedeu entrevista coletiva após a derrota do Flamengo e explicou suas escolhas ao longo do jogo. O treinador não comentou a opção por Luiz Araújo no banco de reservas e comentou apenas as substituições. Ele afirmou que entendia os riscos de expor o time, mas optou por mais jogadores de ataques para buscar a virada.

“Em termos táticos: Wesley para dar amplitude de um lado. O Bruno Henrique para ser um jogador de área, juntamente com o Pedro. Assim como nós fizemos no jogo contra o Red Bull. Mesmo posicionamento. Cebolinha aberto da esquerda, e dois jogadores de articulação, Arrascaeta e Gerson. Depois a vinda do Gerson para trás, para ter mais um jogador, um de criação, que era o Everton Ribeiro”, disse Tite, antes de completar:

“Precisávamos criar mais e fazer o gol. Tiramos o Thiago Maia para ter o Gerson um pouco mais atrás, para iniciar, e ter o Everton Ribeiro, um jogador de criação, de talento no passe, junto do Arrasca. Tentamos de alguma forma aumentar esse poderio ofensivo, mesmo deixando contra-ataque aberto. Mas precisávamos ser ofensivos pelas circunstâncias”, finalizou.


Partilha
Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.