O ano do Flamengo não começou nada bem. Depois de mandar o técnico Dorival Júnior embora após os títulos da Libertadores e Copa do Brasil, o time não deslanchou com Vitor Pereira. Pelo contrário, somou fracassos e razões para os rivais fazerem piadas.
Um desses motivos é o número de gols que o Flamengo levou. Isso porque o time tem simplesmente 25 gols sofridos em 21 jogos, sendo a segunda pior defesa do Brasil em 2023, atrás apenas do Bahia. Além disso, o Fla é um dos únicos quatro clubes a ter mais gols sofridos que partidas, ao lado de Santos, Cruzeiro e o próprio Bahia.
Leia Mais: Analista tático da ESPN defende demissão de Vitor Pereira: ‘Ontem foi sacanagem com o torcedor’
Além disso, também ao lado do Bahia, o Flamengo é o único time a sofrer quatro gols ou mais em mais de uma partida. E foi logo em decisão: contra o Fluminense no Carioca e contra o Palmeiras na Supercopa. Os dados negativos fizeram com que a cúpula flamenguista optasse por não permanecer com Vitor Pereira. A decisão já está tomada, mas o clube negocia acordo e forma de pagamento da multa rescisória, que se for paga integralmente, equivale a bagatela de R$ 15 milhões.
Confira as defesas dos 20 clubes da Série A em 2023:
- Bahia – 28 gols sofridos em 23 jogos
- Flamengo – 25 gols sofridos em 21 jogos
- Fortaleza – 19 gols sofridos em 24 jogos
- Santos – 17 gols sofridos em 15 jogos
- Bragantino – 16 gols sofridos em 17 jogos
- Goiás – 16 gols sofridos em 25 jogos
- Vasco – 15 gols sofridos em 17 jogos
- Botafogo – 14 gols sofridos em 18 jogos
- Cruzeiro – 13 gols sofridos em 11 jogos
- América-MG – 13 gols sofridos em 15 jogos
- Palmeiras – 13 gols sofridos em 18 jogos
- Atlético-MG – 12 gols sofridos em 17 jogos
- Coritiba – 11 gols sofridos em 14 jogos
- Corinthians – 11 gols sofridos em 14 jogos
- Internacional – 11 gols sofridos em 14 jogos
- Cuiabá – 11 gols sofridos em 19 jogos
- São Paulo – 10 gols sofridos em 14 jogos
- Fluminense – 10 gols sofridos em 16 jogos
- Grêmio – 10 gols sofridos em 18 jogos
- Athletico – 9 gols sofridos em 18 jogos
Assim, o Flamengo tem ainda uma das piores médias, perdendo, novamente, apenas para o Bahia, que tem média de 1,2 gol sofrido por jogo em 2023, enquanto o Mais Querido tem média de 1,1. No entanto, os números são bem próximos e se não fosse a Copa do Nordeste, onde o Bahia sofreu goleada de 6 a 0 para o Sport, o Fla teria a pior defesa e os piores dados defensivos no ano.
Flamengo busca técnico
Procurando um novo técnico, a torcida quer esquecer a primeira parte do ano, bem como as decepções no Mundial, Recopa, Supercopa e Carioca. Com um novo comandante, o time busca ressurgir das cinzas na temporada para arrancar em busca de títulos, como já fez em outras oportunidades. 2022 é um dos exemplos e o time tenta repetir o que foi feito. Para isso, Jorge Jesus é o preferido da Nação, mas Sampaoli e Tite também são cotados.