A Copa América ainda nem começou, mas já está dando dor de cabeça ao Flamengo. Isso porque, o Rubro-Negro perdeu cinco titulares convocados para as Seleções, e pode ficar até nove partidas desfalcado no Campeonato Brasileiro.
Arrascaeta, De La Cruz, Matías Viña e Guillermo Varela foram convocados por Marcelo Bielsa para defender a Seleção Uruguaia. Erick Pulgar, chamado por Ricardo Gareca, vai atuar pela Seleção Chilena. Dorival Júnior, técnico do Brasil, por sua vez, optou por não escolher nenhum atleta do Flamengo.
➕ Em briga por liberação, Flamengo vê Uruguai sequer relacionar quarteto contra México
Ao todo, caso Uruguai ou Chile cheguem às semifinais da Copa América, o Rubro-Negro ficará sem os jogadores nas partidas contra: Grêmio, Athletico-PR, Bahia, Fluminense, Juventude, Cruzeiro, Atlético-MG, Cuiabá e Fortaleza.
Os jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro serão disputados entre os dias 13 de junho e 10 de julho. A Copa América, por sua vez, será realizada entre 20 de junho e 14 de julho. Caso sejam eliminados e disputem terceiro e quarto lugares, Uruguai e Chile vão a campo no dia 13 de julho, véspera da decisão do torneio continental.
O primeiro jogo em que Tite precisará se desdobrar para escalar o Rubro-Negro sem cinco titulares será no di 13 de junho, contra o Grêmio, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. A Copa América ainda não terá sido iniciada, mas as seleções já estão em preparação para o torneio.
O último jogo com desfalques pode ser contra o Fortaleza, previsto para o dia 10 de julho (a confirmar), válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Vale lembrar que, na última edição de Copa América, disputada em 2021, o Flamengo também jogou desfalcado pelo mesmo número total de jogos: nove. Na época, o Rubro-Negro venceu cinco partidas e perdeu quatro.
Em relação ao número de convocados, a edição 2021 foi bem parecida. Na ocasião, quatro representantes do Flamengo defenderam suas respectivas seleções. Gabigol e Everton Ribeiro – chamados por Tite – defenderam o Brasil, Arrascaeta jogou pelo Uruguai, e Maurício Isla atuou pelo Chile.
O primeiro compromisso sem os selecionáveis, conforme mencionado, será contra o Grêmio. A partida será disputada no Maracanã, dia 13 de junho, às 20h (horário de Brasília). O Flamengo é o atual líder do Campeonato Brasileira e busca mais três pontos para se manter no topo da tabela.