Recheado de desfalques, o Flamengo não vai contar com o volante Allan para confronto com o Bolívar, nesta quinta-feira (22), que decide classificado às quartas de final da Libertadores. O atleta enfrenta condição que prejudica seu desempenho na altitude de 3.640m de La Paz e sequer será relacionado.
Assim como no jogo da fase de grupos, Allan ficará de fora da viagem à Bolívar por ter traços falcêmicos. Condição que o faz não ter a mesma capacidade respiratória e de carregar oxigênio para o corpo. Entrar em campo na altitude, portanto, pode representar risco para o jogador. A informação de Allan fora do próximo Bolívar x Flamengo foi publicada primeiramente pelo jornalista Gabriel Orphao.
➕ Especulado no Flamengo, Vitinho tem acordo salarial com Botafogo
Além de Allan, o Flamengo não conta com outros quatro jogadores para a partida contra o Bolívar. São eles: Pedro, Gabigol, Viña e Cebolinha. Os dois primeiros sofreram com lesão muscular e devem retornar, respectivamente, em duas semanas e um mês, enquanto lateral e ponta estão fora do restante da temporada.
Isso sem contar Arrascaeta, que deixou clássico com dores no músculo da coxa esquerda e vai passar por reavaliação no Ninho do Urubu. Ou seja, o Flamengo pode ter até seis desfalques.
Sendo assim, ainda que não seja titular, a ausência de Allan será mais um problema que Tite terá que resolver. O time terá o retorno de Pulgar, suspenso do clássico com o Botafogo deste domingo (18), mas o chileno é a única opção da posição que não seja da base.
Em caso da necessidade de colocar um outro volante em campo, seja pelas condições físicas de De La Cruz e Gerson, estratégia ou obrigação, Tite terá três opções. O zagueiro Léo Ortiz é quem melhor desempenha a função no elenco atualmente, e as outras alternativas serão Evertton Araújo e Igor Jesus.
Evertton entrou na vaga de Gerson contra o Botafogo, mas não desempenho bem assim como restante do time. Já Igor Jesus, muito utilizado por Tite no início do ano, passou por lesões e não entra em campo há mais de dois meses. Último jogo do Garoto do Ninho foi no dia 13 de junho, contra o Grêmio.
Flamengo tem vantagem para avançar do Bolívar na Libertadores
Tite precisa armar o Flamengo para garantir a classificação com a vantagem de dois gols conquistada no Maracanã. A vitória por 2 a 0 dá ao Rubro-Negro a possibilidade de perder por até um gol de diferença para se classificar às quartas.
O elenco se reapresentou nesta segunda-feira (19) e terá três sessões de treino antes da partida. A delegação vai repetir estratégia da fase de grupos: viajar para Santa Cruz de La Sierra, sem efeito de altitude, e ir para La Paz horas antes do confronto.
A escalação certamente contará com força máxima à disposição, ainda que jogadores apresentem desgaste. O resultado do primeiro confronto foi 2 a 1 para o Bolívar contra time reserva do Flamengo, resultado que classificaria o Rubro-Negro.