O Flamengo estreou com vitória no Campeonato Brasileiro Sub-17. Nesta quarta-feira (3), os Garotos do Ninho derrotaram o Atlético-GO por 1 a 0, no estádio Antônio Accioly, e começaram com pé direito a campanha em busca do tricampeonato. O gol da partida foi marcado pelo centroavante Camargo.
Jogando sem o técnico Filipe Luís e já sob comando de Eduardo Zuma, o Mengão deu boa resposta. O primeiro tempo foi de jogo truncado, mas ainda assim o Flamengo foi superior. O time rubro-negro criou as principais oportunidades ao acelerar as jogadas logo após roubar a bola no campo ofensivo. O Atlético-GO tentou sair jogando pelo chão, e o Mengão conseguiu retomar a posse em muitos momentos. Entretanto, pecou nas finalizações ou parou em defesas de Lucas Silva.
➕ Fred Luz compara Corinthians com o Flamengo de 2013: ‘Muito melhor’
Essa foi a toada de praticamente toda a primeira etapa. Nos últimos minutos, no entanto, esse cenário se inverteu. O Flamengo cometeu alguns erros na saída de bola e gerou oportunidades reais para o Atlético-GO. Mas, assim como o Fla, o time goiano não conseguiu transformar as chances em gols.
Já o segundo turno começou morno e sem grande emoções. Mas o Flamengo mudou esse cenário aos 15 minutos. O lateral Luiz Phelippe fez pela jogada individual e cruzou em direção a Alan, que ajeitou para bela finalização de Camargo. Entretanto, chute parou novamente em Lucas Silva.
O jogo ganhou em emoção a partir desse momento e, aos 32 minutos, enfim o gol que colocou o Mengão na frente. Após jogada e cruzamento de Christian, que tinha entrado poucos minutos antes, o zagueiro Isaac não conseguiu afastar completamente e a bola sobrou nos pés de Camargo. O camisa 9 finalizou firme a bola, que ainda tocou no goleiro rival antes de morrer no fundo das redes.
Gol que fez o Atlético-GO sentir o baque. Assim, o Flamengo conseguiu administrar vantagem e até o apito final.
Próximo jogo e classificação no Brasileirão Sub-17 2024
O próximo compromisso do Flamengo no Brasileirão Sub-17 é clássico com o Botafogo, na próxima segunda-feira (8), às 15h, na Gávea. Diferente do confronto com o Atlético, que não teve transmissão, o jogo contra o rival deve ser exibido por SporTV e Fla TV.
O Brasileiro Sub-17 conta com 20 equipes, dividas em dois grupos com 10 cada. Na primeira fase, os clubes de cada grupo jogam entre si em turno único e os quatro melhores se classificam para o mata-mata. Sendo assim, já com três pontos empatado na liderança do Grupo A, o Mengão precisa seguir somando pontos para garantir melhor classificação.
- Grupo A: Flamengo, Athletico-PR, América-MG, Atlético-GO, Botafogo, Ceará Corinthians, Goiás, Grêmio e Santos
- Grupo B: Atlético-MG, Bahia, Cuiabá, Cruzeiro, Fortaleza, Fluminense, Internacional, Red Bull Bragantino, Palmeiras e São Paulo
A próxima fase será definida com cruzamento olímpico. Ou seja, o time de melhor classificação (1º) pega o pior classificado do outro grupo (4º) e assim por diante.
Flamengo busca tricampeonato
O Mengão já levantou a taça do Brasileirão Sub-17 em duas oportunidades em sua história: 2019 e 2021. Sendo assim, três anos depois, os Garotos do Ninho que compõem a atual geração do sub-17 podem repetir atletas que brilharam na base rubro-negra, receberam chances no profissional e hoje alguns estão na Europa.
A começar com o time de 2019, que contava com nomes como Lázaro, Otávio e o zagueiro Gabriel Noga. Os atletas se classificaram na primeira fase com a segunda colocação geral, com cinco vitórias, três empates e somente uma derrota.
Mas foi no mata-mata que aquela equipe mostrou sua verdadeira força. O time rubro-negro passou por Athletico-PR e São Paulo para chegar à final contra o Corinthians.
Na final, decidia em ida e volta, o Mengão venceu os dois jogos e terminou com placar agregado de 6 a 4. Triunfo por 4 a 3 no Pacaembu e nova vitória por 2 a 1 em Cariacica. Lázaro e Ryan Luka marcaram os gols no segundo jogo.
2021
Dois anos mais tarde, a geração que seria campeã brasileira também sub-20 em 2023 já começava a dominar o Brasil. O time novamente fez boa campanha na primeira fase e encontrou na final nada mais nada menos que o rival Vasco, clássico que é tão intenso na base quanto no profissional. 1
O Mais Querido perdeu o primeiro jogo por 3 a 1. Mas, jogando em volta redonda, os talentosos Garotos do Ninho conquistaram a virada no estádio Raulinno de Oliveira, em Volta Redonda. Dois de Victor Hugo e dois de Petterson, o último aos 43 do segundo tempo, garantiram a virada e o bicampeonato do Mengão.
O time contava também com nomes como Matheus Gonçalves e Cleiton, que hoje estão no profissional, e Matheus França, vendido ao Crystal Palace, da Premier League.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.