Flamengo encara La Calera disposto a quebrar retrospecto ruim no Chile pela Libertadores
MRN Informação | Leandro Chagas — O Flamengo encara nesta terça-feira (11) o Únion La Calera, em Santiago, no Chile. Para consolidar de forma antecipada a classificação para as oitavas de final, o Rubro-Negro precisará mandar para longe um retrospecto bem ruim na competição em jogos disputados em solo chileno.
Leia também: Adriano Imperador vai às lágrimas ao descobrir homenagem na Calçada da Fama do Maracanã
Das seis partidas jogadas por lá na principal competição de times do continente, o Flamengo perdeu cinco vezes, tendo apenas um triunfo. Para piorar, a única vitória em questão teve um gosto amargo. Em 2010, o time carioca bateu a Universidad de Chile por 2 a 1, no jogo de volta das quartas de final, em partida lembrada de maneira dolorosa por muitas flamenguistas por conta de um golaço de Montillo.
Por ter perdido por 3 a 2 no Maracanã, o Fla acabou sendo eliminado do torneio, por conta dos gols marcados pela “La U” no confronto no Rio.
Leia mais: Zico imagina dupla com Gabigol e compara trio do Flamengo ao ‘MSN’ do Barcelona
Vale ressaltar que no retrospecto geral contra chilenos, incluindo partidas no Brasil e o tira-teima da final de 1981 contra o Cobreloa, disputado no Uruguai, o desempenho do Rubro-Negro melhora bastante. Em 14 jogos, foram sete derrotas, um empate e seis vitórias. Veja abaixo (partidas no Chile estarão em destaque):
1981: Flamengo 2×1 Cobreloa (Final) (Maracanã)
1981: Cobreloa 1×0 Flamengo (Final) (Chile)
1981: Flamengo 2×0 Cobreloa (Final – partida disputada em Montevidéu)
2002: Flamengo 1×3 Universidad Católica (fase de grupos) (Maracanã)
2002: Universidad Católica 2×1 Flamengo (fase de grupos) (Chile)
2010: Flamengo 2×0 Universidad Católica (fase de grupos) (Maracanã)
2010: Universidad do Chile 2×1 Flamengo (fase de grupos) (Chile)
2010: Flamengo 2×2 Universidad do Chile (fase de grupos) (Maracanã)
2010: Universidad Católica 2×0 Flamengo (fase de grupos) (Chile)
2010: Flamengo 2×3 Universidad do Chile (quartas) (Maracanã)
2010: Universidad do Chile 1×2 Flamengo (quartas) (Chile)
2017: Universidad Católica 1×0 Flamengo (fase de grupos) (Chile)
2017: Flamengo 3 x 1 Universidad Católica (fase de grupos) (Maracanã)
2021: Flamengo 4 x 1 Unión La Calera (Maracanã)
Última vitória no Chile foi pela Sul-Americana
Após ser eliminado de forma traumática na Libertadores de 2017, o Flamengo teve como prêmio de consolação a disputa da Copa Sul-Americana. Estreando direto na segunda fase da competição, o time da Gávea foi até Santiago, no Chile, e goleou por 5 a 2 o pequeno Palestino, em duelo disputado no Estádio San Carlos de Apoquindo. Vale destacar que no ano anterior, a equipe chilena tinha tirado os cariocas do torneio de forma surpreendente.
No jogo de volta, no Maracanã, o Mais Querido meteu mais 5 a 0, se “vingando” e consolidando a classificação para a fase seguinte, em uma campanha que terminou com o vice-campeonato do torneio.
Desfalques contra o Unión La Calera
Para o duelo contra o La Calera, o técnico Rogério Ceni terá muitos desfalques. Diego Alves, Rodrigo Caio, Renê, Gérson e Michael não viajaram para o Chile e estão fora da partida. O goleiro teve uma fibrose e ainda não se recuperou totalmente.
Já o zagueiro segue em tratamento para tentar retornar a tempo de disputar a final do Campeonato Carioca. O volante Gerson sofreu lesão muscular na parte posterior da coxa esquerda. E por fim, Renê teve uma lesão muscular na coxa direita, enquanto Michael sofreu uma lesão na panturrilha esquerda.
Unión La Calera e Flamengo se enfrentam nesta terça-feira (11), às 21h30, no Estádio Municipal Nicolás Chahuán Nazar, em La Calera, no Chile. Além da possibilidade de consolidar antecipadamente a classificação para as oitavas de final, o Rubro-Negro também pode garantir a primeira colocação do grupo G. Para isso, Vélez e LDU precisam empatar.
Siga o jornalista Leandro Chagas no Twitter e no LinkedIn.
Ajude o MRN a fazer jornalismo rubro-negro. Clique aqui e seja apoiador.
Bacharel em Jornalismo pela FACHA, e pós-graduando em Jornalismo Esportivo na UERJ. Mesmo com 24 anos, já posso dizer que fiz de tudo um pouco na comunicação. Atualmente trabalho na assessoria de imprensa da deputada Martha Rocha, e sou redator nos sit...