Flamengo e Palmeiras já se enfrentaram 2 vezes na Copa do Brasil; relembre
Na tarde desta quinta-feira (18), a CBF realizou o sorteio que definiu os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil. O evento foi realizado na sede da confederação, que fica na Barra da Tijuca, e definiu Flamengo x Palmeiras nesta etapa do torneio. Assim, ambos se enfrentarão pela terceira vez na competição.
Flamengo e Palmeiras se enfrentaram em duas oportunidades anteriores pela Copa do Brasil: em 1997 e 1999. Ou seja, neste século, um não cruzou com o outro no meio do caminho do mata-mata. Até aqui, o histórico tem uma classificação para cada lado e, portanto, o embate de 2024 será um tira-teima.
➕ Contra Palmeiras, Flamengo defende ótimo histórico nas oitavas da Copa do Brasil
A ida será no Maracanã, enquanto a volta ocorrerá no Allianz Parque. As datas ainda não foram definidas, mas devem ser anunciadas o mais brevemente pela CBF. Relembre abaixo as outras duas vezes em que Flamengo e Palmeiras se enfrentaram na Copa do Brasil:
Flamengo x Palmeiras – Copa do Brasil de 1997
Em 1997, o Flamengo levou a melhor no confronto das semifinais. O Mais Querido venceu o jogo de ida, no Maracanã, por 2 a 0, com gols de Romário e Sávio. Além dos dois, aquele time tinha nomes como Juan, Athirson, Júnior Baiano, Nélio, entre outros.
No jogo da volta, realizado no antigo Parque Antártica, mais uma vitória do Mengão. Dessa vez por um a zero, com mais um gol do Anjo Loiro da Gávea, sacramentando a classificação para a grande final.
Na decisão da copa, o Flamengo enfrentou o Grêmio, que havia eliminado o Corinthians. A conquista da Copa do Brasil não veio neste ano por conta do critério de desempate utilizado na época.
O jogo de ida, no Olímpico, terminou em 0 a 0. A volta, no Maracanã, foi 2 a 2, com o tricolor gaúcho se beneficiando com o critério do gol fora de casa, já extinto em boa parte do futebol hoje em dia.
Naquela época, o Flamengo era comandado pelo treinador Sebastião Rocha, que pode ser lembrado por promover o goleiro Júlio César ao time profissional. Sob o comando de “Tião”, o Rubro-Negro fez 34 jogos, sendo 17 vitórias, nove empates e oito derrotas.
Copa do Brasil de 1999
As equipes voltariam a se enfrentar no final daquela mesma década. Após eliminar o Grêmio nas oitavas de final, o Flamengo viu o Palmeiras novamente em seu caminho, desta vez nas quartas.
A ordem dos mandos foi a mesma de 97, com jogo de ida sendo no Maracanã. O Rubro-Negro venceu com gols de Caio Ribeiro, que saiu do banco para abrir o placar, e Romário. O Baixinho já havia marcado contra os paulistas no confronto anterior e a essa altura era o capitão do time.
No jogo de volta, apesar de ter ido com a vantagem para o Parque Antártica e ter aberto o placar com apenas um minuto de jogo com Rodrigo Mendes, o Mengão não foi capaz de assegurar sua classificação. O Palmeiras venceu a partida por quatro a dois e passou para as semifinais.
O troco viria sete meses depois. Naquele ano, Flamengo e Palmeiras voltaram a se encontrar, mas na final da Copa Mercosul. Na ida, no Maracanã, Juan colocou o Mengão na frente. Os paulistas viraram com Júnior Baiano (agora jogando pelo rival) e Asprilla. Dessa vez, porém, o Rubro-Negro não ficou atrás no placar e passou à frente de novo com dois de Caio Ribeiro. O 3 a 3 saiu dos pés de Paulo Nunes, outro cria flamenguista. Eis que Reinaldo, aos 84′, venceu o jogo para o Rubro-Negro: 4 a 3.
Na volta, um 3 a 3 (gols de Caio Ribeiro, Rodrigo Mendes e Lê) consagrou o Mais Querido como campeão da Mercosul.