Flamengo é dono de marca inédita na história do futebol

27/12/2023, 10:14
Gabriel Barbosa, do Flamengo, comemora com o troféu após vencer a final da Copa CONMEBOL Libertadores 2022 entre Flamengo e Athletico Paranaense

O desempenho abaixo do Flamengo em 2023 não ofusca a história repleta de títulos e glórias do clube. Tricampeão da Libertadores da América, na temporada passada o Rubro-Negro fez campanha na competição para marcar os livros de história do futebol. Isso porque o time conquistou um número de vitórias na campanha de 2022 jamais alcançado por alguma equipe em uma única disputa de torneio continental.

O levantamento foi feito pelo Noite de Copa, perfil de estatísticas de futebol no X, antigo Twitter. Nele, as pesquisas indicam que o retrospecto do Flamengo na Libertadores da temporada passada não se destacou apenas pelo título.

Leia mais: Vini Jr é o melhor jogador brasileiro do mundo para IFFHS

Ao todo, foram 12 vitórias conquistadas pelo Fla ao longo da edição. O número coloca o Rubro-Negro no topo da lista de times com mais triunfos em uma única campanha de torneios continentais em toda a história do futebol.

Logo atrás vem o Bayern de Munique, da Alemanha, com sua campanha na Champions League de 2019/20. O clube bávaro foi o campeão da edição com 11 vitórias, uma a menos que o Flamengo na Libertadores de 2022.

É importante ressaltar que outras competições continentais ao redor do mundo possuem limite de jogos inferior ao apresentado pelos torneios da América do Sul e da Europa. A liga dos Campeões da CAF (África), por exemplo, é o campeonato com mais jogos fora a Libertadores e a Champions League, com 11 partidas no máximo.

Além disso, a AFC Champions League (Ásia) e a Concacaf (América do Norte e Central) constituem um limite de 10 partidas. Por fim, a OFC Champions League (Oceania) tem um máximo de 5.

Flamengo fez Libertadores quase impecável em 2022

Mesmo com a turbulência gerada pela troca de técnicos, a campanha do Flamengo na Libertadores de 2022 foi praticamente irretocável. O Rubro-Negro começou com Paulo Sousa no comando do time, que durou até o fim da fase de grupos. Assim, Dorival Júnior veio para substituir o português nas fases eliminatórias e terminou conquistando o título da competição.

Em 13 jogos, o Flamengo não saiu vitorioso em apenas um deles. O empate por 2 a 2 contra o Talleres, em jogo válido pela fase de grupos, representou a única partida da edição de 2022 em que o Mengão não superou seu adversário. No total, o Maior do Rio alcançou a incrível marca de 94% de aproveitamento.

Além disso, o Rubro-Negro alcançou saldo de gols expressivo. Foram 33 gols marcados e apenas oito sofridos. Outro destaque foi para Pedro, atacante rubro-negro que balançou as redes doze vezes e foi o artilheiro da competição em 2022.


Partilha