Flamengo de Rogério Ceni finaliza mais, porém com menos gols que Dome; veja os números
Flamengo de Ceni melhora em alguns números, porém ainda peca na quantidade de gols
O técnico Rogério Ceni chegou ao oitavo jogo no comando do Flamengo. Após um início marcado por duas eliminações – Copa do Brasil e Libertadores – o foco virou o Brasileirão. Com mais tempo livre durante a semana, a equipe sob seu comando passou a ter mais finalizações e menos gols sofridos que a de Domènec Torrent, seu antecessor. Entretanto, marcando menos gols em média.
Domènec deixou o cargo com um aproveitamento de 64.1%. Em 26 jogos, foram 15 vitórias, seis derrotas e 46 gols marcados. Média de 1.8 por partida. Todavia, a defesa foi seu calcanhar de Aquiles, sofrendo 38 gols, ou 1,5 de média.
Já com Rogério Ceni, o Flamengo teve uma queda de aproveitamento, para 50%. Entretanto, com bem menos jogos disputados. Foram oito, com três vitórias, duas derrotas e 12 gols marcados. Até o momento, a média está em 1,5 por partida.
LEIA MAIS
Urubu, mascote do Flamengo, surgiu do racismo das torcidas rivais
Rogério Ceni quer renovação de promessa do Flamengo
Jorge Jesus x Pablo Marí: Benfica encara Arsenal na Liga Europa; veja datas
Porém, se a pontaria pecou por um lado, o time passou a finalizar mais contra os adversários. Sob o comando de Ceni, o Rubro-Negro aumentou sua média de finalizações. Com Dome era de 11,9 por jogo, subindo agora para 15,4 com o ex-goleiro. Vale ressaltar que tais números dizem respeito às finalizações em geral.
Além de mais objetividade com a bola, a parte defensiva também melhorou. Se antes a equipe concedia 9,1 finalizações por jogo aos adversários, agora essa média caiu para 7,7%. Com o catalão o Flamengo sofria 1,5 gols por jogo, agora passou para 1,25 com o novo treinador.
A partida em que o Rubro-Negro mais finalizou com Torrent foi na vitória por 2 a 1 sobre o Goiás, sendo 31 vezes. E concedeu apenas sete ao Esmeraldino. Entretanto, no triunfo de 1 a 0 sobre o Santos, em agosto, foi bombardeado 22 vezes pelo Peixe, jogo em que mais sofreu neste aspecto.
Com Rogério Ceni, foi na vitória de 3 a 1 sobre o Coritiba onde o ataque mais tentou marcar gols. Foram 23 finalizações, contra três do time paranaense. O Botafogo foi quem mais tentou vazar a defesa rubro-negra até agora, sendo 13 tentativas contra 14 do Flamengo.
O Flamengo encara o Bahia no próximo domingo, 20, às 18h15, no Maracanã. No primeiro turno, o time de Dome bateu o Tricolor por 5 a 3.
FONTE DOS NÚMEROS: SofaScore
Jornalista e Historiador, é apaixonado por futebol bem jogado. Já atuou na Rádio Roquette Pinto e como colunista no Goal.com. Siga no Twitter: @EuBrguedes