Caso vença a Recopa, Flamengo se igualará ao SP e será o maior clube campeão no país
Flamengo ganharia posto importante no futebol brasileiro, em caso de conquista frente ao Independiente del Valle
Na noite desta quarta-feira (19), às 22h30, em Quito no Equador, o Flamengo entrará em campo para disputar o primeiro jogo da final da Recopa Sul-Americana contra o Independiente del Valle. Será a primeira participação de ambos os clubes na competição que reúne o campeão da Libertadores (Fla) e o da Sul-Americana (Del Valle), da temporada passada.
Em caso de conquista pelo lado rubro-negro, o Flamengo será pela décima oitava vez campeão de um título nacional ou internacional em sua história. Apenas o São Paulo, com 12 títulos fora do país e 6 no âmbito brasileiro, carrega essa marca.
LEIA: Pela terceira vez, Flamengo enfrentará o Boavista na final da Taça Guanabara
SEJA SÓCIO TORCEDOR
Neste ranking, não entram os campeonatos estaduais, com grande importância histórica nos anos 60, 70 e 80, mas com pouco peso se comparado a conquistas a nível continental, mundial e nacional. Confira abaixo a lista completa.
CLUBES COM MAIS TÍTULOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
1 – São Paulo: 18 títulos
(3 Mundiais, 3 Libertadores, 6 Brasileiros, 1 Sul-Americana, 1 Conmebol, 1 Supercopa Sul-Americana, 2 Recopas Sul-Americana e 1 Copa Master da Conmebol).
2 – Flamengo: 17 títulos
(1 Mundial, 2 Libertadores, 7 Brasileiros, 1 Supercopa do Brasil, 3 Copas do Brasil, 1 Mercosul, 1 Copa Ouro Conmebol, 1 Copa dos Campeões).
Empatados com o Flamengo, carregando a marca de 17 títulos relevantes, estão Santos, Cruzeiro e Palmeiras.
2 – Santos: 17 títulos
2 – Cruzeiro: 17 títulos
2 – Palmeiras: 17 títulos
6 – Corinthians: 15 títulos
7 – Grêmio: 14 títulos
8 – Internacional: 11 títulos
9 – Vasco: 9 títulos
10 – Atlético-MG: 8 títulos
11 – Fluminense: 6 títulos
12 – Athletico-PR: 4 títulos
13 – Botafogo: 3 títulos
FLAMENGO X IND. DEL VALLE
Na quarta-feira de cinzas (26), pós-Carnaval, o título será decidido no Maracanã. O Fla pode pela primeira vez conquistar um título internacional no estádio, já que em todas as cinco tentativas que saiu campeão, a decisão foi fora do Rio de Janeiro. Em 2017 (final da Sul-Americana), o Mais Querido teve esta oportunidade, mas foi derrotado pelo Independiente-ARG, no “Maraca”.
PREMIAÇÃO
Valores de premiação da Recopa Sul-Americana
Campeão: 2 milhões de dólares (R$ 8,6 milhões)
Vice-campeão: 750 mil dólares (R$ 3,2 milhões).
Créditos de imagem destacada: Divulgação/Conmebol
Jornalista (Unisuam), 27 anos, natural do Rio de Janeiro e trabalhando no MRN. Atuo na área da comunicação desde 2018 e já acumulei passagens pelo Jornal Ilha Notícias, TV Ilha Carioca, Rádio RPC e Urubu Intera...