Flamengo campeão da Supercopa: saiba como foram os títulos
Neste domingo (2), o Flamengo foi campeão da Supercopa Rei pela terceira vez na história. A competição foi criada em 1990, sendo disputada também em 1991, contudo, o torneio ficou anos sem ser realizado, retornando somente em 2020.
O Rubro-Negro é o maior campeão do torneio, com títulos conquistados em 2020, 2021 e 2025, sendo o único clube carioca a conquistar o troféu. Os outros campeões são: Palmeiras, Grêmio, Corinthians, Atlético-MG e São Paulo.
➕Bruno Henrique celebra recorde de títulos: 'Fomos contratados para isso'
Em comemoração ao título da Supercopa Rei de 2025, o MundoBola Flamengo traz para você todos os detalhes dos títulos do Rubro-Negro na competição.
Flamengo x Athletico-PR (Supercopa do Brasil 2020)
Após o ano mágico de 2019, o Flamengo comandado por Jorge Jesus, por ter conquistado o Brasileirão do ano anterior, disputou a Supercopa do Brasil contra o Athletico-PR, que havia sido campeão da Copa do Brasil. A final única foi realizada no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
O trio histórico do Flamengo, Gabigol, Arrascaeta e Bruno Henrique marcaram os gols da vitória rubro-negra por 3 a 0. O Mais Querido não tomou conhecimento do adversário, comandado por Dorival Jr e conquistou a primeiro título da Supercopa de sua história.
Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Escalação do Flamengo: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Gustavo Henrique, Filipe Luís (Renê); Willian Arão, Gerson, Everton Ribeiro (Diego), Arrascaeta (Michael); Bruno Henrique e Gabriel. Técnico: Jorge Jesus.
Escalação do Athletico-PR: Santos; Khellven (Fernando Canesin), Lucas Halter, Thiago Heleno, Márcio Azevedo (Abner Vinícius); Erick, Wellington, Léo Cittadini (Bissoli); Nikão, Marquinhos Gabriel e Rony. Técnico: Dorival Júnior.
Flamengo x Palmeiras (Supercopa do Brasil 2021)
Em final realizada novamente em Brasília, Flamengo e Palmeiras protagonizaram uma ótima decisão de Supercopa. A partida começou com um gol relâmpago de Raphael Veiga após drible em William Arão. Contudo, o Rubro-Negro foi melhorando conforme os minutos passavam, foi aí que Gabigol empatou a decisão aos 22 minutos do primeiro tempo, após bela jogada de Filipe Luís.
15 minutos depois, Abel Ferreira, como sempre, foi expulso por reclamação. No final do primeiro tempo, o uruguaio Arrascaeta virou a partida para o Flamengo. Na segunda etapa, Rodrigo Caio fez pênalti em Rony e Raphael Veiga empatou a partida aos 28 minutos, levando a decisão para as penalidades.
Diego Alves brilhou nos pênaltis, defendendo as cobranças de Luan, Gabriel Menino e Mayke, além de entrar na mente de Danilo, que bateu para fora. Rodrigo Caio converteu a cobrança decisiva, e por 6 a 5, o Flamengo conquistou o bi-campeonato da Supercopa do Brasil.
Escalação do Flamengo: Diego Alves; Isla (Matheuzinho), Willian Arão, Rodrigo Caio e Filipe Luís; Diego (João Gomes), Gerson (Pepê), Everton Ribeiro (Vitinho) e Arrascaeta; Bruno Henrique (Michael) e Gabigol. Técnico: Rogério Ceni.
Escalação do Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña; Felipe Melo (Gabriel Menino), Zé Rafael (Danilo), Raphael Veiga, Breno Lopes e Wesley (Gabriel Veron); Rony (Gustavo Scarpa). Técnico: Abel Ferreira.
Flamengo x Botafogo (Supercopa Rei 2025)
Após os vices contra Atlético-MG (2022) e Palmeiras (2023), o Flamengo retornou a Supercopa do Brasil, que mudou de nome para Supercopa Rei em homenagem a Pelé. Após conquistar a Copa do Brasil em 2024, o Rubro-Negro disputou a final contra o rival Botafogo, campeão do Brasileirão no ano anterior.
Em decisão disputada no estádio Mangueirão, em Belém-PA, o Flamengo não tomou conhecimento do alvinegro. Aos 12 minutos de jogo, Bruno Henrique marcou de pênalti após ser derrubado por Lucas Halter dentro da área. No entanto, o jogo foi paralisado minutos depois devido às fortes chuvas que aconteciam no momento, deixando o futebol impraticável no gramado.
Após 1 hora de paralisação, o jogo retornou, e o Rei dos Clássicos aprontou novamente para o desespero da defesa do Botafogo, marcando um belo gol com um chutaço de fora da área. O Flamengo dominou o alvinegro desde o início da partida. No segundo tempo, Luiz Araújo sacramentou o título do Mais Querido após desarmar Lucas Halter e marcar com uma bela cavadinha.
O Botafogo até marcou seu gol de honra com Patrick de Paula, mas não foi o suficiente para impedir o título do Mais Querido, que conquistou a taça pela terceira vez na história. O segundo título de Filipe Luís como técnico também consagrou Bruno Henrique e Arrascaeta como os maiores vencedores da história do Flamengo. A dupla possui 14 títulos conquistados, superando Zico, Júnior e Gabigol, que possuem 13.
Escalação do Flamengo: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira (Danilo) e Alex Sandro; Pulgar, De La Cruz (Evertton Araújo) e Gerson; Michael (Luiz Araújo), Plata (Arrascaeta) e Bruno Henrique (Juninho). Técnico: Filipe Luís.
Escalação do Botafogo: John; Mateo Ponte (Vitinho), Lucas Halter, Barboza e Alex Telles; Gregore e Marlon Freitas; Artur (Kayke Queiroz), Savarino (Patrick de Paula) e Matheus Martins (Rafael Lobato); Igor Jesus. Técnico: Carlos Leiria.
Flamengo anuncia contratação de Danilo#FlaMundoBola #BoletimMB #Flamengo pic.twitter.com/DZfUuagFhy
— MundoBola Flamengo (@MundoBolaFla) January 29, 2025