Veja onde Fla-Flu e Vasco perderam pontos na licitação do Maracanã

10/04/2024, 11:05
Gerson comemora gol sobre o Vasco

O MRN teve acesso à planilha com a análise da Comissão de Licitação para as propostas técnicas dos Consórcios Fla-Flu e Maracanã Para Todos (Vasco e W/Torre) para a gestão do Maracanã. O Flamengo só perdeu 8 dos 125 pontos possíveis, enquanto o Vasco obteve uma pontuação de 81. A diferença encaminha a vitória do Flamengo na licitação caso as notas não sejam alteradas.

Veja abaixo onde cada um dos consórcios perdeu pontos:

➕ Diferença de notas já garante vitória do Flamengo na licitação do Maracanã

Perda de pontos do Consórcio Fla-Flu

O Consórcio Fla-Flu só não obteve nota máxima em 4 dos 21 quesitos avaliados. Em todos eles perdeu metade dos quatro pontos possíveis com a qualificação “atende parcialmente”. Veja o que a Comissão de Licitação apontou em cada um deles:

  • Descrição da Composição das receitas Ordinárias e recorrentes: Prevê como ordinária receita não prevista no Rol taxativo (prevista remuneração dos bares por pessoas presentes nos eventos ou % da receita). Não descreve o modelo de operação da Visita Guiada/Tour/Museu atrelando a receita genericamente a um tíquete médio;
  • Plano Operacional: contendo descritivo detalhado do funcionamento dos equipamentos: O Plano Operacional para os dias sem jogos não descreve quantitativo de equipes, turnos de trabalho, rotinas, é um descritivo das funções existentes, portanto incompleto. Para a operação de dias de jogos, existem erros na descrição de diversos serviços, como empresas operadores dos bares, contratadas pelos clubes, e clubes responsáveis por catering de camarotes, sendo que estas duas receitas são consideradas pelo projeto como ordinárias e recorrentes. Também contém definição de diversos serviços e níveis de atendimento que não competem ao Concessionário do Estádio e sim ao operador dos eventos, conforme descritivo de operação feito pelo próprio licitante.
  • Orçamentos e Estimativas de valores: Diversos itens previstos nas Intervenções Obrigatórias, não possuem informações mínimas para análise do que está sendo proposto, impossibilitando a verificação da adequação dos valores descritos (especificado no Anexo XII, pág 4 do Edital). Encontradas incongruências em valores dispostos nas planilhas de investimentos, impedindo análise adequada, para além do fato de que a falta de detalhamento não permite análise apurada.
  • Descritivo do Modelo Operacional e cronograma de implantação: Não inclui cronograma com início e término da implantação da Estrutura Organizacional proposta no item 5 A. Não define como se dá o modelo Operacional da SPE para o dia a dia do Complexo. Durante a realização de eventos, terceirização da gestão do Complexo, para uma empresa contratada pelo Promotor, se demonstra inadequada.

Perda de pontos do Consórcio Maracanã Para Todos

O Vasco perdeu pontos no mínimo de jogos garantidos para o Maracanã, conseguindo só 5 dos 35 pontos possíveis. A comissão desconsiderou a tentativa de incluir 35 jogos do Santos e 5 jogos do Brusque, considerando que o Vasco não é dono destas datas apesar de ter conseguido documentos assinados pelos clubes. Isto porque a marcação dos jogos no Maracanã dependeria também de autorização das federações locais, da CBF e dos adversários de Santos e Brusque para a transferência do mando.

Além disso, o Vasco zerou outros dois itens (orçamentos e estimativa de valores e organograma funcional e descrição de atividades) e perdeu metade dos pontos em mais três (plano comercial, serviços de operação e serviços de manutenção). Neste último item, o consórcio tentou apresentar como documento o manual operacional do Allianz Parque, operado pela W/Torre, sem adequá-lo ao Maracanã.

Os dois consórcios, e a RNGD Consultoria, liderada pelos administradores do Mané Garrincha, que não obteve a nota mínima para seguir na disputa, têm cinco dias úteis para apresentar recursos tentando mudar a sua nota e a dos adversários. Caso isso não aconteça, o Consórcio Fla-Flu já não tem mais como ser superado pelo Vasco na licitação do Maracanã.


Partilha
Lucas Tinôco
Autor

Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...