Dupla Fla-Flu terá que decidir sobre remoção das arquibancadas no Maracanã

11/04/2024, 15:51
Maracanã pode reviver geral e decisão deve passar pelo Flamengo

A remoção das arquibancadas atrás dos gols no Maracanã, nos setores Norte e Sul do estádio, geram debates e diferentes pontos de vista já há alguns anos. Agora, com a conclusão da licitação se aproximando, existe a expectativa que este tema volte a tona.

Uma Lei aprovada pela Assembleia Legislativa do estado do Rio de Janeiro (Alerj) em setembro de 2019 e posteriormente sancionada pelo então governador Wilson Witzel, permite a retirada das acomodações nos respectivos setores, para que haja o retorno da famigerada “Geral.”

Plano de dupla Fla-Flu prevê mais shows no Maracanã

Caso os clubes decidam pela intervenção, obras deverão ser realizadas para a readequação das normas de segurança, além do aumento do número de banheiros, rampas de acesso e corredores. Antes de qualquer obra ser efetuada, um estudo de avaliação de impacto estrutural do Maracanã deverá ser feito.

O que era a ‘Geral‘ do Maracanã?

A “Geral” foi criada em 1950 e fazia fronteira com a arquibancada. Com ingressos de baixíssimo custo, os torcedores ficavam amontoados em partidas de enorme interesse, o que aumentava consideravelmente o número de espectadores no Maracanã.

Neste período, o termo “Geraldinos e Arquibaldos” foi criado pelo renomado cronista esportivo Nelson Rodrigues e caiu no gosto popular, se tornando uma expressão viva e enraizada na dialética da população carioca.

Em 2005, após uma série de reformas para a modernização do estádio, a geral teve o seu fim. Ainda nos primeiros anos sem este ambiente, os ingressos nas arquibancadas que substituíram a fronteira se mantiveram em preço popular. Com o tempo, porém, os valores subiram e muitos Geraldinos e Arquibaldos deixaram de frequentar o Maracanã.


Partilha
Gabriel Barbosa
Autor

Sou jornalista, apaixonado por futebol e pelo Flamengo. Um pouco de filosofia e cultura geek não faz mal a ninguém!