Filipe Luís quer repetir Jorge Jesus, Tite, Dorival, Rogério Ceni e Abel Braga em clássicos
O Flamengo se prepara para enfrentar o Fluminense na quinta-feira (17), às 20h, no Maracanã, em jogo válido pela 30ª rodada do Brasileirão. Será o primeiro clássico de Filipe Luís como treinador rubro-negro e a chance de repetir Jorge Jesus, Abel Braga, Rogério Ceni, Dorival e Tite. Todos esses técnicos venceram o primeiro clássico no comando do Mengão.
Filipe Luís é o 11º treinador dos seis anos da gestão Landim, e os cinco citados foram os que estrearam vencendo em clássicos. Isso significa que o atual treinador vai desempatar o índice que está em 50% após 10 treinadores. Domenec Torrent, Renato Gaúcho, Paulo Sousa, Vitor Pereira e Sampaoli não conseguiram vencer, mas vale destacar que o espanhol ao menos começou com um empate.
➕ Flamengo quer manter Mano Menezes zerado em clássicos pelo Fluminense
Relembre as estreias em clássicos dos técnicos do Flamengo desde 2019:
- Tite: Flamengo 1×0 Vasco- 22/10/23 (Brasileirão)
- Jorge Sampaoli: Flamengo 2×3 Botafogo- 30/04/2023 (Brasileirão)
- Vítor Pereira: Flamengo 0x1 Vasco- 05/03/2023 (Carioca)
- Dorival Júnior: Botafogo 0x1 Flamengo- 28/08/2022 (Brasileirão)
- Paulo Sousa: Flamengo 0x1 Fluminense- 06/02/2022 (Carioca)
- Renato Gaúcho: Fluminense 3×1 Flamengo- 23/10/2021 (Brasileirão)
- Rogério Ceni: Botafogo 0x1 Flamengo- 05/12/2020 (Brasileirão)
- Domènec Torrent: Flamengo 1×1 Botafogo- 23/08/2020 (Brasileirão)
- Jorge Jesus: Flamengo 3×2 Botafogo- 28/07/2019 (Brasileirão)
- Abel Braga: Botafogo 1×2 Flamengo- 26/01/2019 (Carioca)
O Fla x Flu desta quinta-feira pode ser a primeira estreia de um técnico com vitória em clássicos contra o Fluminense nesse recorte. Tite venceu o Vasco em seu primeiro jogo contra rival carioca, enquanto Dorival Júnior, Ceni, Jorge Jesus e Abel Braga lideraram o Mengão contra o Botafogo.
Responsável por alimentar a esperança rubro-negra por um bom fim de ano, Filipe Luís tem duas vitórias no comando da equipe. O Flamengo venceu o Corinthians por 1 a 0, na ida de semifinal da Copa do Brasil, e depois superou o Bahia por 2 a 0 na Fonte Nova.
Filipe Luís precisa resolver dilema para armar o time do Flamengo
A pausa do calendário para a Data Fifa permitirá a Filipe Luís ter sete dias de treinamentos com o elenco, além de folgas para os jogadores. Período que o treinador terá para aprimorar suas mudanças táticas e preparar o time para o clássico. Sem os jogadores convocados, contudo, precisa definir se escalará o Fla apenas com os atletas disponíveis nos treinos ou vai aguardar o retorno dos selecionados.
Gerson, Fabrício Bruno, De La Cruz, Arrascaeta, Varela, Pulgar e Plata não participarão dos treinos e chegam ao Rio de Janeiro somente na véspera do jogo. Desses, apenas o Fabrício, Varela e o atacante equatoriano não foram titulares nos dois jogos com Filipe Luís.
O cenário de desgaste na Data Fifa, viagem de volta ao Rio e proximidade da semifinal da Copa do Brasil aponta para os atletas fora do clássico. Contudo, o clube já decidiu utilizar atletas que jogaram na Data Fifa apesar do desgaste e não é uma possibilidade totalmente descartada.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.