O novo formato do Campeonato Carioca para 2021 terá calendário menor para os grandes clubes do Rio
A FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) definiu nesta segunda, 28, o novo formato do Campeonato Carioca para 2021. Junto com o cronograma e regulamento, a entidade divulgou que a estreia do Flamengo será no dia 27 ou 28 de fevereiro, contra o vencedor da primeira fase eliminar.
O adversário rubro-negro sairá da fase que começa no dia 16 de janeiro e vai até 25 de fevereiro. Seis equipes participam desta etapa: Cabofriense, Friburguense, Americano, America e os dois classificados no B1, no fim deste ano, o campeão Nova Iguaçu e o vice Sampaio Correa.
LEIA MAIS
Flamengo perde o primeiro jogador para 2021
Rogério Ceni diz que Flamengo briga pelo título e explica queda de Éverton Ribeiro
Ex-Flamengo anuncia aposentadoria do futebol
Apenas um time se classifica para a fase principal do Carioca 2021. O novo formato do Campeonato Carioca foi aprovado por unanimidade entre os clubes presentes na reunião.
A fase principal começa em 27 e 28 de fevereiro. Na segunda rodada o Flamengo encara o Macaé. Já nos dias 13 ou 14, o clássico contra o Fluminense.
Os confrontos da primeira fase serão definidos por sorteio e divulgados pela FERJ. A nova fórmula do campeonato reduz a quantidade de datas para 15, duas a menos do que o de 2020, quando o Flamengo foi campeão, e uma a menos do que o disponibilizado no calendário da CBF, que é 16.
Com o calendário mais apertado por conta da pandemia do coronavírus, a FERJ decidiu abolir os turno e returno. Deste modo, todos os times jogam em tabela única. O novo formato agradou a TV Globo, que negocia um acordo para transmissão.
Jornalista e Historiador, é apaixonado por futebol bem jogado. Já atuou na Rádio Roquette Pinto e como colunista no Goal.com. Siga no Twitter: @EuBrguedes