Faixas de protesto no Ninho: 'Fora Landim' e 'Braz morde virilha'

10/05/2024, 12:01
Faixa que torcedores estenderam pedindo saída de Landim e Braz

A manhã desta sexta-feira (10) foi marcada por clima tenso na porta do Ninho do Urubu com protesto de torcedores do Flamengo. Tite e os jogadores seguem sendo maiores alvos das reclamações, mas a ação contou também com faixas estampando críticas ao presidente Rodolfo Landim e ao vice de futebol Marcos Braz.

Faixas foram estendidas e deixadas na porta do CT por torcedores do Flamengo mesmo após o fim do protesto, com dizeres pedindo saída do presidente: “Fora Landim”. Além disso, para criticar o vice-presidente de futebol Marcos Braz, faixa com referência ao episódio de agressão a torcedor no passado: “Braz morde virilha”.

➕: Após evitar Corinthians ao assumir Flamengo, Tite reencontra ex-time pressionado no cargo

O dois dirigentes são apontados por maior parte da torcida como principais culpados não só pelo momento muito ruim do Flamengo neste ano, mas pelos problemas que se repetem a cada temporada. Após ano de 2023 sem títulos, o Rubro-Negro parece entrar no mesmo ciclo: queda técnica, crise e pressão no treinador e mudanças em busca de recuperação.

Homem-forte do futebol, Braz é cobrado pelo planejamento do elenco e episódios que expuseram falta de comando no clube. Casos de agressão no último ano, um em dia que ele sequer estava no clube por compromisso como vereador e outro por parte da comissão de Sampaoli, além da agressão a um torcedor em shopping.

Já o trabalho com elenco e treinadores é alvo de muitas críticas. O Flamengo é o time que mais gasta com reforços, mas segue com carências claríssimas no elenco, como a lateral-direita por exemplo. Já os treinadores parecem ser contratados sem análise de estilo de jogo e compatibilidade com elenco, o que resulta em muitos trabalhos ruins.

Landim recebe críticas por não aparecer em momentos de crise no futebol, algo contrário ao que prometeu em sua primeira campanha. Torcedores pedem há anos mudanças para profissionalizar departamento de futebol, mas o mandatário não abre mão de Marcos Braz.

Presidente da organizada Raça Rubro-Negra, Anderson Maculo deu entrevista à ESPN e dividiu culpa de Tite com diretoria e jogadores.

“Se parar para analisar está todo mundo errado: treinador, diretoria, jogador. Não conseguem fazer o Flamengo acontecer. Já passaram nove treinadores no Flamengo, nove! Será que só o treinador é o culpado? Fica essa pergunta. Se jogadores não tiverem atitude, disposição e raça a gente vai passar fiasco esse ano. Esperamos que amanhã ganha o jogo e que quarta ganhe para voltar ao trilho, desse jeito está horrível. “

Tite tem respaldo da diretoria do Flamengo

Apesar dos protestos da torcida na porta do CT, Tite segue com respaldo de Braz e Landim no Flamengo. Após as primeiras manifestações no aeroporto, após derrota para o Palestino, dirigentes já manifestaram que o clube sequer cogita uma mudança no comando técnico nesse momento.

O foco interno de dirigentes e comissão técnica é a recuperação na temporada, a começar pela partida deste sábado (11) contra o Corinthians. O time rubro-negro entra em campo às 16h, no Maracanã, e precisa da vitória para dar resposta em momento muito ruim e ganhar confiança antes de confronto decisivo pela Libertadores.


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.