Ex-Flamengo, Jorge Jesus entra com ação judicial contra o Benfica

Atualizado: 10/07/2025, 23:00
Jorge Jesus

O ex-técnico do Flamengo, Jorge Jesus, iniciou um processo judicial contra outro clube onde trabalhou, o Benfica. A ação foi registrada nesta quarta-feira (9) no Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), cobrando salários que não teriam sido pagos ao final de sua segunda passagem pelo clube português, entre 2020 e 2021. Apesar da medida legal, ambas as partes afirmam que buscam uma resolução amigável.

➕ De Jorge Jesus a Filipe Luís: a revolução do futebol brasileiro passa pelo Flamengo

A disputa se refere ao período posterior à sua saída do Benfica, em dezembro de 2021. Na ocasião, o clube se comprometeu a manter os pagamentos até que o treinador assumisse um novo time, o que ocorreu em julho de 2022, quando foi contratado pelo Fenerbahçe, da Turquia.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Contrariando a ideia de um conflito grave, o advogado de Jorge Jesus, Luís Miguel Henrique, explicou que a ação foi uma formalidade necessária, principalmente por questões fiscais. "Não há problema algum, nenhum conflito contencioso. É mera cautela, por causa de prazos de prescrição", declarou.

O advogado detalhou que a questão central envolve um acerto do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) exigido pela Autoridade Tributária portuguesa.

"Por força do contrato, o Jorge é credor dessa quantia em relação ao Benfica, mas o devedor era o Jorge, que pagou de imediato aquilo que a Autoridade Tributária corrigiu", completou Henrique, reforçando que já existe um princípio de acordo em andamento.

Em nota oficial, o Benfica confirmou ter conhecimento da ação e demonstrou otimismo para um desfecho rápido e pacífico.

"O clube já iniciou conversas com os representantes de Jorge Jesus e tem total convicção de que tudo será resolvido de forma amigável, como é a vontade de ambas as partes, muito em breve", afirmou o clube.

Segundo o "ge", na época da rescisão, em 2021, o Benfica comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários de Portugal que honraria "todas as obrigações contratuais até ao término do vínculo laboral existente ou até que Jorge Jesus e a sua equipe técnica assumam novo compromisso profissional".

Jesus deixou o Flamengo para assumir o Benfica

Esta foi a segunda passagem do "Mister" pelo comando da equipe lisboeta. A primeira, entre 2009 e 2015, foi marcada por grande sucesso, com a conquista de dez títulos, incluindo três Campeonatos Portugueses.

Após deixar o Benfica, ele treinou o rival Sporting, passou rapidamente pelo Al-Hilal e assinou com o Flamengo, se tornando um dos maiores treinadores da história do Clube. Em 2020, deixou o Rubro-Negro para retornar aos Encarnados. Depois passou pelo Fenerbahçe, Al-Hilal novamente e está prestes a ser anunciado pelo Al-Nassr.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.