O Flamengo enfrenta o Palmeiras neste domingo (21), no Allianz Parque, e o jogo válido pelo Brasileiro tende a ser mais um grande teste para o sistema defensivo rubro-negro. Para o jornalista Eugênio Leal, da ESPN, a defesa precisa estar muito atenta ao novo estilo de atacar do time paulista e ao uso da bola aérea, forma que o Fla sofreu gols nas duas primeiras rodadas.
Abel fez alterações no time do Palmeiras para tentar aproveitar ao máximo as características de Endrick, que atua principalmente da direta para o meio. Assim, Eugênio Leal destaca que o time não utiliza mais tantas jogadas de linha de fundo e passou a buscar Veiga em posição central. O meia tem o papel de municiar os atacantes muitas vezes com cruzamentos, que buscam na maioria das vezes Flaco López.
➕: Pedro tem média de 1 gol por jogo contra Palmeiras
“Especialmente nessa bola aérea que não é em bola parada. O Palmeiras mudou, tem jogado com a bola saindo da intermediária para dentro da área. Geralmente um passe do Veiga para quatro ou cinco jogadores que chegam na grande área. Pode ser Endrick, Flaco, Rony tentando uma bicicleta”, iniciou Eugênio Leal, antes de completar:
“O Palmeiras tem trabalhado mais recentemente dentro de um padrão diferentes, do Veiga lançando essa bola da intermediaria para dentro da área. É uma situação que o Flamengo precisa estar atento também”, finalizou o comentarista, durante o programa ESPN F360.
Após passar o Carioca sem sofrer gols, mas ser vazado em duas jogadas de bola aérea nas duas primeiras rodadas de Brasileiro, a defesa rubro-negra tem chance de mostrar que lances foram casos específicos. Contra Atlético-GO e São Paulo, o time sofreu gols a partir de dois cruzamentos do lado esquerdo da defesa.
O técnico Tite acredita que os dois lances foram diferentes e não demonstram problema do sistema defensivo na marcação pelo alto. O treinador foi questionado sobre o tema após vitória sobre o São Paulo e atribuiu gol sofrido a cãibras de Allan no lance.
“A pressão no homem da bola é muito importante. Ele (Allan) estava com cãibra e não conseguiu pressionar o Allison. A substituição foi logo em seguida. Do jogo anterior, tomamos um gol por mérito do adversário. Essa faltou pressão no homem da bola, poderia e deveria ter sido melhor. Mas tivemos esse problema físico”, disse Tite.
Flamengo inicia preparação para enfrentar o Palmeiras
O elenco do Flamengo se reapresentou nesta sexta-feira (19) para iniciar os trabalhos com Tite visando o jogo com o Palmeiras. O treinador conta com elenco completo para a partida, com exceção de Cebolinha (edema no tendão) e Gabigol (suspenso tentativa fraude no doping), e garantiu time com todos os atletas que estiverem 100% fisicamente.
A maior dúvida é a presença de Luiz Araújo, que seria poupado mas atuou 80 minutos contra o São Paulo. Ausência que pode fazer Tite mudar característica do time novamente e voltar com Gerson para o 11 inicial. Por outro lado, Arrascaeta está de volta após ser poupado.
Palmeiras é muito forte. Consistente. Não à toa é bicampeão brasileiro. Já temos uma ideia do que podemos enfrentar. Vale os mesmos três pontos de hoje. Temos que estar preparados para enfrentar todos”, afirmou Matheus Bachi após Flamengo 2 x 1 São Paulo.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.