Em 80 com o gol de Nunes: ídolo relembra golaço contra Atlético-MG que rendeu título e música no Flamengo

Atualizado: 03/11/2024, 11:47
Flamengo Nunes Gerson 1981 Libertadores

Autor de gol histórico que rendeu o primeiro título de Campeonato Brasileiro ao Flamengo, Nunes relembrou momento que virou música nas arquibancadas. O jogador revelou detalhes da jogada, e sensação de marcar diante o Atlético-MG.

Confronto que nesse domingo marca a final da Copa do Brasil, há 44 anos atrás decidia um Brasileirão. Após vitória do Atlético-MG no jogo de ida, o Mengão entrava em campo precisando reverter o placar diante um público de mais de 150 mil pessoas no Maracanã.

Flamengo x Atlético-MG: relembre o confronto pelo Brasileirão de 1980

O jogo era tenso, e com gols de Zico e o próprio Nunes, o Rubro-Negro empatava por 2 a 2. Até que novamente surge Nunes, que após um lançamento de Andrade fez uma jogadaça dentro da área, e chutou por cima do goleiro adversário, fazendo o gol que deu o título inédito ao clube.

Nunes explicou a jogada e afirmou que era algo treinado, além de revelar que sua ideia inicial era dar gol ao Zico.

“Foi uma jogada que o Andrade estava acostumado a fazer nos treinamentos. Fazer o lançamento longo, ele sabia que eu caía pelo lado esquerdo e ele sabia que eu chegaria na bola tranquilamente, que eu tinha uma explosão muito forte”, disse Nunes, em entrevista ao portal “Trivela”.

“A minha intenção realmente era tocar para o Zico e para o Tita que estavam entrando. Eu tentei cruzar primeiro, bateu no Silvestre e voltou para mim. Eu queria cruzar e ele levantava a perna esquerda e deixava a perna direita de apoio. Ali eu percebi que eu tinha que assumir a responsabilidade. E eu dei o drible justamente na perna de apoio. Assim que dei o drible eu já joguei a bola, um pouco pra frente porque se ele toca em mim é pênalti”, revelou o ídolo.

“Eu sempre tive personalidade e confiança em mim mesmo dentro de campo. Ninguém me tirava essa minha personalidade nem a minha confiança. Flamengo é Flamengo. Contra eles (Atlético-MG), fui o primeiro rei no Maracanã”, concluiu.

Gol rendeu música para o Flamengo

Cantada nas arquibancadas, o gol de Nunes rendeu música que ecoa no Maracanã até os dias de hoje. Em ‘Lembrar Você: Sou Campeão Mundial’, no trecho “Foi em 80 com gol de Nunes, que o Brasileiro o Mengão ganhou”, o jogador tem seu nome eternamente gravado na história do Rubro-Negro.

Ainda em entrevista ao ‘Trivela’, Nunes também deu sua opinião sobre a final da Copa do Brasil, que começa nesse domingo (3), com o jogo de ida no Maracanã, palco onde fez história contra esse mesmo rival.

“Primeiro jogo aqui, o Flamengo tem que saber aproveitar e fazer a diferença aqui no Maracanã. Tem time para isso, é só fazer a diferença aqui. Agora, é importante ter uma disciplina tática, é importante ter a consciência do que o jogo apresenta. Para mim, tem condições sim de ganhar aqui dentro do Maracanã, fazendo a diferença e tem condições sim de chegar em Belo Horizonte e ganhar também, tranquilamente”, avaliou Nunes.


Compartilhe
Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.