Efeito Jorge Jesus: Mais um técnico português assume equipe da Série A

22/03/2021, 13:50

MRN Informação | Bruno Guedes – O efeito do sucesso de Jorge Jesus no Flamengo segue ecoando no futebol brasileiro. O português António Lopes é o novo técnico do Athletico-PR. Ele é o terceiro profissional de Portugal que assume uma equipe da Série A do Brasil desde o Mister. Além dele, Jesualdo Ferreira, Ricardo Sá Pinto e Abel Ferreira vieram após o ex-treinador Rubro-Negro.

LEIA MAIS: Por que Flamengo desistiu do Rafinha? Entenda os novos rumos do clube

António Lopes, de 38 anos, era ex-auxiliar de Paulo Autuori, que deixou o cargo de técnico do Furacão para ser apenas diretor técnico. Entretanto, o novo treinador do clube paranaense destacou a importância de Jorge Jesus na abertura de portas no futebol brasileiro:

“É evidente que foi muito por parte do Jorge Jesus, que abriu muitas portas para novas oportunidades a treinadores portugueses principalmente na Série A. Essas oportunidades têm muito a ver com o sucesso do Jorge Jesus, que, ainda hoje, é muito falado aqui (no futebol brasileiro)”, afirmou ao canal Quarentena da Bola em dezembro.

Desde a chegada de Jesus ao Flamengo, outros três técnicos portugueses assumiram equipes da Série A no Brasil. Jesualdo Ferreira treinou o Santos por oito meses, de dezembro de 2019 a agosto de 2020. Depois, Ricardo Sá Pinto ficou só dois meses no Vasco.

Contudo, foi com Abel Ferreira quem mais se destacou desde então. O lusitano chegou ao Palmeiras em novembro de 2020 e levou o Palmeiras a conquistar a Copa do Brasil e a Libertadores. O técnico também afirmou que o “efeito Jesus” foi fundamental para sua chegada.

Jorge Jesus x Abel Ferreira: veja a comparação

Abel chegou ao Palmeiras no fim de outubro de 2020. Portanto, foram até o momento cerca de pouco mais de quatro meses de trabalho. Nesse tempo são 36 jogos. Este será exatamente o recorte para comparativo com o compatriota que atualmente treina o Benfica.

O treinador do Alviverde teve até agora 18 vitórias, oito derrotas e 10 empates. Mas seu aproveitamento é de 59.3%. Com esta mesma quantidade de jogos, Jorge Jesus teve 26 vitórias, duas derrotas e oito empates. Ao todo, 79.6% de aproveitamento. Números que mostram como o Mister conseguiu um desempenho superior.

No período, Abel e Jesus conquistaram a mesma quantidade de títulos: dois. Mas, ao contrário do ex-rubro-negro, Ferreira disputou mais competições: quatro. Jorge esteve no Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Libertadores. Abel, além dessas três, teve o Mundial de Clubes, onde saiu derrotado.

Entretanto, é na quantidade de gols, que aparece a maior diferença. Enquanto o Flamengo de Jesus anotou 80, média de 2,2 por jogo, o Palmeiras de Abel marcou 54, ou 1,5 por partida. O Rubro-Negro teve 118 grandes chances para marcar, enquanto o Porco 72.

Além disso, Gabigol e sua turma precisaram de menos chutes a gol para balançar as redes. Cerca de 5,0 por partida. Contudo, o time paulistano 6,5 em média para estufar o gol adversário. Assim, o Palmeiras acabou precisando de mais chutes até alterar o placar.


Bruno Guedes
Autor

Jornalista e Historiador, é apaixonado por futebol bem jogado. Já atuou na Rádio Roquette Pinto e como colunista no Goal.com. Siga no Twitter: @EuBrguedes