Desfalques e últimos jogos: como chega Atlético-MG para decisão da Copa do Brasil contra Flamengo
O Flamengo finaliza os últimos detalhes para o jogo do título da Copa do Brasil contra o Atlético-MG, neste domingo (10), às 16h, na Arena MRV. O Mengão chega para a final com vantagem de dois gols construída no Maracanã, ainda que afirme que buscará a vitória, enquanto rival se apega na motivação vinda das arquibancadas.
A vitória por 3 a 1 no jogo de ida dá ao Flamengo a vantagem de perder por até um gol de diferença para ficar com o troféu. Um revés por dois de diferença leva a disputa da taça para os pênaltis, ou seja, o Atlético-MG precisa vencer por três gols de diferença para conquistar o título no tempo normal.
➕ Missão impossível para o Atlético-MG: Flamengo só perdeu por 3 gols uma vez em 2024
E, além do cenário desfavorável para a decisão, existe uma crescente de pressão no time mineiro pelas atuações muito ruins no Brasileirão. Derrota para o lanterna Atlético-GO na última rodada levou o time para a 10ª posição.
Ainda que briga por rebaixamento nas últimas rodadas seja muito improvável, o cenário de perder tanto a final da Copa do Brasil quanto a Libertadores é factível. Contudo, vencer ao menos um dos títulos parece ser a única chances do time disputar o torneio continental novamente no próximo ano.
Oscilações que não resultam em uma crise, mas naturalmente aumentam a pressão para a decisão. Todos os ingressos estão esgotados e, caso o Mengão consiga manter o jogo controlado ou até mesmo abrir o placar, o apoio dos torcedores atleticanos pode ser tornar revolta.
Filipe Luís já afirmou que trata a partida como se não houvesse vantagem, mas Milito não pode fazer o mesmo. O Atlético-MG tem a obrigação de atacar o Flamengo para tentar reverter o placar. Lembrando que o Fla marcou no primeiro jogo aproveitamento justamente da transição defensiva muito ruim do rival.
Para ficar de olho: Hulk
Capitão, artilheiro do time e referência em momento de decisão. Hulk certamente será o atleta mais procurado pelo time do Atlético-MG e obrigará a defesa rubro-negra a manter o máximo de atenção por 90 minutos. Ele possui 19 gols e 11 assistência, muitas para Paulinho, vice-artilheiro com 17 gols e que também demanda mobilização.
Sem Deyverson, Hulk não foi bem na função de referência no jogo de ida no Maracanã. Ele ficou isolado do setor de meio-campo e recebeu poucas bolas com espaço para dominar e, quando recebeu, estava isolado do restante dos companheiros. Mesmo com a melhora do time na segunda etapa, o atacante seguiu em tarde ruim.
Isso deve motivar Gabriel Milito a mudar um pouco esquema e promover a entrada de Zaracho. A ideia é ter mais um jogador de meio-campo e tentar fazer a bola alcançar Hulk em condição de finalizar. Além de mover Arana para a ala esquerda.
Outra alternativa é escalar Alan Kardec. O autor do gol de honra do Atlético-MG na final da Copa do Brasil assumiria a referência do ataque, o que aumenta a liberdade para Hulk se movimentar e buscar aproximação dos companheiros. Mas sua presença no 11 titular é improvável.
Provável escalação do Atlético-MG contra Flamengo
Sendo assim, a provável escalação do Atlético-MG para começar o jogo contra o Flamengo é: Everson; Lyanco, Battaglia e Alonso; Scarpa, Otávio, Alan Franco, Arana e Zaracho (Alan Kardec); Paulinho e Hulk.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.