Desde 2019, ex-técnicos se saem pior do que Flamengo sem eles

12/04/2023, 12:10
De Jorge Jesus a outros ex-técnicos do flamengo: maldição para Vitor Pereira ficar de olho

Vitor Pereira se tornou mais um técnico demitido pelo Flamengo na gestão de Rodolfo Landim, que compreende o período de 2019 até os dias atuais. Desse modo, o português agora pode abrir o olho para uma maré de azar que tem sido rotineira aos ex-treinadores do clube. Abel Braga, Jorge Jesus, Domènec Torrent, Rogério Ceni, Renato Gaúcho, Paulo Sousa e Dorival têm se saído pior do que o Rubro-Negro sem eles após o fim da relação.

Dos que passaram pelo Flamengo nesse período, os únicos ex-técnicos que conquistaram títulos foram Abel Braga e, agora, Renato Gaúcho. De resto, ampla maioria tem ficado distante dos troféus. Mas vamos em ordem…

Leia também: Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo? Veja as últimas informações

Carreira de Abel Braga desde a passagem como técnico do Flamengo

Abel Braga durante jogo do Flamengo (Foto: Buda Mendes / Getty Images)
Abel Braga durante jogo do Flamengo (Foto: Buda Mendes / Getty Images)

Abel Braga foi o primeiro treinador da gestão de Landim. Chegou ao Flamengo com rejeição, por ter um passado ruim no clube e identificação em um grande rival. Ao todo, nessa passagem, somou 18 vitórias, seis empates e quatro derrotas, conquistando o Campeonato Carioca de 2019.

O fraco rendimento da equipe e declarações complacentes levaram à sua demissão. Após a saída do Rubro-Negro, assumiu o Cruzeiro na reta final do Brasileirão de 2019. Disputou 14 jogos, conquistando apenas três vitórias, empatando outros oito duelos e perdendo mais três. Deixou sua marca no rebaixamento do clube mineiro.

Assumiu o Vasco para a temporada 2020 e, novamente, fracassou. Comandou a equipe em 14 jogos, sendo quatro vitórias, cinco empates e cinco derrotas. Durou somente até meados de março. No mesmo ano voltou ao Internacional e comandou a equipe nas quedas para o América-MG nas quartas da Copa do Brasil e para o Boca Juniors nas oitavas da Libertadores. Além disso, treinou o colorado até o fim do Brasileirão 2020, que terminou com o colorado sendo vice-campeão para o Flamengo, que ultrapassou a equipe naquele memorável 2 a 1 na penúltima rodada.

Seu trabalho seguinte foi no FC Lugano, da Suíça, onde ficou apenas por cinco partidas, ganhando três e perdendo outras duas. Em 2022 assumiu o Fluminense, onde voltou a conquistar título (Carioca), justamente em cima do Flamengo. Após isso a equipe caiu de rendimento e ele se demitiu. Hoje, Abel Braga é coordenador técnico do Vasco.

Desde que foi demitido pelo Flamengo, o clube conquistou 2x Libertadores, 2x Campeonato Brasileiro, 2x Supercopa, 2x Carioca, 1x Copa do Brasil e 1x Recopa Sul-Americana.

Jorge Jesus esteve longe do sucesso que teve no Rubro-Negro

Jorge Jesus demonstra desapontamento em jogo de quando era técnico do Flamengo (Foto: CARL DE SOUZA/AFP via Getty Images)
Jorge Jesus demonstra desapontamento em jogo do Flamengo (Foto: CARL DE SOUZA/AFP via Getty Images)

Desde que deixou de ser técnico do Flamengo após os incríveis feitos entre junho de 2019 e julho de 2020, Jorge Jesus não voltou a ter sucesso. Nesse sentido, após deixar o clube para voltar ao Benfica, o “Mister” não conseguiu repetir a parceria de ouro com a equipe portuguesa. Ficou no clube de agosto de 2020 a dezembro de 2021 e já chegou na equipe caindo nas fases preliminares da Liga dos Campeões, perdendo para o modesto PAOK, então treinado por Abel Ferreira.

Jorge Jesus terminou a temporada na terceira colocação e viu o Sporting ser campeão. Além disso perdeu a Supertaça para o Porto, a Taça de Portugal para o Braga e caiu na fase de 16 avos da Europa League. Contudo, mesmo diante dos insucessos, seguiu no cargo para a temporada seguinte.

Leia ainda: Suposto flagra de contato entre JJ e Braz no cinema agita torcedores do Fla

Em 2021/22, Jorge Jesus levou a equipe para as oitavas da Liga dos Campeões, mas caiu para o Porto na Taça de Portugal, a gota d’água para uma passagem problemática e repleta de frustrações. Ficou cerca de seis meses sem emprego até aceitar oferta para comandar o Fenerbahce na atual temporada. Pela equipe turca voltou a cair na fase preliminar da Liga dos Campeões, dessa vez para o Dynamo de Kiev e nas oitavas da Europa League para o Sevilla, então treinado por Jorge Sampaoli.

Atualmente é semifinalista da Copa Turca e segundo colocado no Campeonato Turco, a seis pontos do líder Galatasaray, contra o qual ainda tem um confronto direto na briga pelo título. Pode ser que Jorge Jesus termine a temporada por lá, mas de momento vem sendo fortemente cogitado para voltar a ser técnico do Flamengo.

Desde que deixou o Mais Querido, o clube conquistou 1x Libertadores, 1x Campeonato Brasileiro, 1x Supercopa, 1x Copa do Brasil e 1x Carioca.

Domènec Torrent mal conseguiu trabalhar após passagem como técnico do Flamengo

Domènec Torrent em partida quando era técnico do Flamengo (Foto: Silvio Avila / Getty Images)
Domènec Torrent em partida quando comandava o Flamengo (Foto: Silvio Avila / Getty Images)

Após a maluca passagem pelo Flamengo, na qual chegou com grandes expectativas e caiu após seguidas goleadas, Domènec Torrent mal tem conseguido trabalhar. Ex-auxiliar de Pep Guardiola no Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City, o espanhol só teve um trabalho após a demissão no Rubro-Negro.

Chegou em julho de 2020 e ficou até novembro do mesmo ano no Flamengo. Voltou a ter um trabalho somente em janeiro de 2022, quando assumiu o Galatasaray. Na Turquia foram apenas 19 jogos, com sete vitórias, quatro empates e oito derrotas. Cumpriu seu compromisso até o final da temporada, com sua equipe terminando em um vexatório 13º lugar no Campeonato Turco. Atualmente está desempregado.

Desde a sua passagem, o Flamengo conquistou 1x Libertadores, 1x Campeonato Brasileiro (do qual ele fez parte), 1x Supercopa, 1x Copa do Brasil e 1x Carioca.

Rogério Ceni segue sem tirar o São Paulo da fila

Rogério Ceni se lamenta durante jogo do Flamengo (Foto: Buda Mendes / Getty Images)
Rogério Ceni se lamenta durante jogo do Flamengo (Foto: Buda Mendes / Getty Images)

Técnico que mais comandou o Flamengo após Jorge Jesus, Rogério Ceni assumiu o São Paulo três meses após a demissão do Rubro-Negro. Até hoje, no entanto, ele não conseguiu tirar a equipe da fila, mesmo tendo chegado perto de títulos. Em 2021 assumiu a equipe que terminou em 13º no Brasileirão.

Em 2022, começou bem a temporada e foi finalista do Campeonato Paulista. Venceu a ida contra o Palmeiras por 3 a 1, mas conseguiu ser vice após goleada histórica por 4 a 0. Foi finalista também da Copa Sul-Americana, sendo derrotado para o Independiente del Valle por 2 a 0. Além disso, foi semifinalista da Copa do Brasil e eliminado por 4 a 1 no agregado diante do Flamengo. Ficou em nono no Brasileirão.

Na atual temporada foi eliminado nas quartas do Paulistão para o Água Santa. Desde que foi demitido pelo Flamengo, o Rubro-Negro foi campeão da Libertadores e Copa do Brasil.

Renato Gaúcho: o homem de um time só?

Renato Gaúcho acena positivamente durante partida quando era técnico do Flamengo (Foto: FRANKLIN JACOME/POOL/AFP via Getty Images)
Renato Gaúcho acena positivamente durante partida do Flamengo (Foto: FRANKLIN JACOME/POOL/AFP via Getty Images)

A intensa passagem de Renato Gaúcho, repleta de goleadas, acabou após o vice-campeonato da Libertadores de 2021, contra o Palmeiras. De novembro daquele ano até setembro de 2022 ele ficou desempregado, até ser anunciado pelo Grêmio.

E parece que ele só consegue conquistar títulos da equipe gaúcha. Assumiu a equipe na reta final da Série B e conseguiu o acesso como segundo colocado. Em 2023, voltou a conquistar um título ao ganhar o Campeonato Gaúcho sobre o Caxias.

Desde sua demissão no Flamengo, o clube foi campeão da Libertadores e Copa do Brasil.

Paulo Sousa e Dorival Júnior

Paulo Sousa, ex-técnico do Flamengo, com reação negativa em jogo do Rubro-Negro na Libertadores (Foto: Wagner Meier/Getty Images)
Paulo Sousa com reação negativa em jogo do Flamengo na Libertadores (Foto: Wagner Meier/Getty Images)

Pelo Flamengo, Paulo Sousa disputou 32 jogos, conquistando 19 vitórias, empatando sete vezes e perdendo outras seis. Sua passagem, no entanto, ficou marcada por ideias mirabolantes, problemas com o elenco e vice-campeonato da Supercopa e Campeonato Carioca. Deixou o Mais Querido em junho de 2022 e só voltou a trabalhar em fevereiro de 2023, assumindo o Salernitana, da Itália.

Na equipe italiana tem apenas sete jogos disputados, dos quais venceu apenas um, empatou cinco e perdeu somente uma vez. A equipe briga contra o rebaixamento na Serie A. Paulo Sousa foi demitido e, para o seu lugar, o Flamengo contratou Dorival Júnior, que ajustou o time e conseguiu ser campeão da Libertadores e Copa do Brasil.

Apesar do seu sucesso, Dorival não conseguiu a renovação de contrato e viu Vitor Pereira assumir e perdeu diversas chances de títulos em apenas quatro meses. Ele, por sua vez, ainda está desempregado desde que deixou de ser téncico do Flamengo.


Lucas Tinôco
Autor

Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...