Vitor Pereira se tornou mais um técnico demitido pelo Flamengo na gestão de Rodolfo Landim, que compreende o período de 2019 até os dias atuais. Desse modo, o português agora pode abrir o olho para uma maré de azar que tem sido rotineira aos ex-treinadores do clube. Abel Braga, Jorge Jesus, Domènec Torrent, Rogério Ceni, Renato Gaúcho, Paulo Sousa e Dorival têm se saído pior do que o Rubro-Negro sem eles após o fim da relação.
Dos que passaram pelo Flamengo nesse período, os únicos ex-técnicos que conquistaram títulos foram Abel Braga e, agora, Renato Gaúcho. De resto, ampla maioria tem ficado distante dos troféus. Mas vamos em ordem…
Leia também: Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo? Veja as últimas informações
Carreira de Abel Braga desde a passagem como técnico do Flamengo
Abel Braga foi o primeiro treinador da gestão de Landim. Chegou ao Flamengo com rejeição, por ter um passado ruim no clube e identificação em um grande rival. Ao todo, nessa passagem, somou 18 vitórias, seis empates e quatro derrotas, conquistando o Campeonato Carioca de 2019.
O fraco rendimento da equipe e declarações complacentes levaram à sua demissão. Após a saída do Rubro-Negro, assumiu o Cruzeiro na reta final do Brasileirão de 2019. Disputou 14 jogos, conquistando apenas três vitórias, empatando outros oito duelos e perdendo mais três. Deixou sua marca no rebaixamento do clube mineiro.
Assumiu o Vasco para a temporada 2020 e, novamente, fracassou. Comandou a equipe em 14 jogos, sendo quatro vitórias, cinco empates e cinco derrotas. Durou somente até meados de março. No mesmo ano voltou ao Internacional e comandou a equipe nas quedas para o América-MG nas quartas da Copa do Brasil e para o Boca Juniors nas oitavas da Libertadores. Além disso, treinou o colorado até o fim do Brasileirão 2020, que terminou com o colorado sendo vice-campeão para o Flamengo, que ultrapassou a equipe naquele memorável 2 a 1 na penúltima rodada.
Seu trabalho seguinte foi no FC Lugano, da Suíça, onde ficou apenas por cinco partidas, ganhando três e perdendo outras duas. Em 2022 assumiu o Fluminense, onde voltou a conquistar título (Carioca), justamente em cima do Flamengo. Após isso a equipe caiu de rendimento e ele se demitiu. Hoje, Abel Braga é coordenador técnico do Vasco.
Desde que foi demitido pelo Flamengo, o clube conquistou 2x Libertadores, 2x Campeonato Brasileiro, 2x Supercopa, 2x Carioca, 1x Copa do Brasil e 1x Recopa Sul-Americana.
Jorge Jesus esteve longe do sucesso que teve no Rubro-Negro
Desde que deixou de ser técnico do Flamengo após os incríveis feitos entre junho de 2019 e julho de 2020, Jorge Jesus não voltou a ter sucesso. Nesse sentido, após deixar o clube para voltar ao Benfica, o “Mister” não conseguiu repetir a parceria de ouro com a equipe portuguesa. Ficou no clube de agosto de 2020 a dezembro de 2021 e já chegou na equipe caindo nas fases preliminares da Liga dos Campeões, perdendo para o modesto PAOK, então treinado por Abel Ferreira.
Jorge Jesus terminou a temporada na terceira colocação e viu o Sporting ser campeão. Além disso perdeu a Supertaça para o Porto, a Taça de Portugal para o Braga e caiu na fase de 16 avos da Europa League. Contudo, mesmo diante dos insucessos, seguiu no cargo para a temporada seguinte.
Leia ainda: Suposto flagra de contato entre JJ e Braz no cinema agita torcedores do Fla
Em 2021/22, Jorge Jesus levou a equipe para as oitavas da Liga dos Campeões, mas caiu para o Porto na Taça de Portugal, a gota d’água para uma passagem problemática e repleta de frustrações. Ficou cerca de seis meses sem emprego até aceitar oferta para comandar o Fenerbahce na atual temporada. Pela equipe turca voltou a cair na fase preliminar da Liga dos Campeões, dessa vez para o Dynamo de Kiev e nas oitavas da Europa League para o Sevilla, então treinado por Jorge Sampaoli.
Atualmente é semifinalista da Copa Turca e segundo colocado no Campeonato Turco, a seis pontos do líder Galatasaray, contra o qual ainda tem um confronto direto na briga pelo título. Pode ser que Jorge Jesus termine a temporada por lá, mas de momento vem sendo fortemente cogitado para voltar a ser técnico do Flamengo.
Desde que deixou o Mais Querido, o clube conquistou 1x Libertadores, 1x Campeonato Brasileiro, 1x Supercopa, 1x Copa do Brasil e 1x Carioca.
Domènec Torrent mal conseguiu trabalhar após passagem como técnico do Flamengo
Após a maluca passagem pelo Flamengo, na qual chegou com grandes expectativas e caiu após seguidas goleadas, Domènec Torrent mal tem conseguido trabalhar. Ex-auxiliar de Pep Guardiola no Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City, o espanhol só teve um trabalho após a demissão no Rubro-Negro.
Chegou em julho de 2020 e ficou até novembro do mesmo ano no Flamengo. Voltou a ter um trabalho somente em janeiro de 2022, quando assumiu o Galatasaray. Na Turquia foram apenas 19 jogos, com sete vitórias, quatro empates e oito derrotas. Cumpriu seu compromisso até o final da temporada, com sua equipe terminando em um vexatório 13º lugar no Campeonato Turco. Atualmente está desempregado.
Desde a sua passagem, o Flamengo conquistou 1x Libertadores, 1x Campeonato Brasileiro (do qual ele fez parte), 1x Supercopa, 1x Copa do Brasil e 1x Carioca.
Rogério Ceni segue sem tirar o São Paulo da fila
Técnico que mais comandou o Flamengo após Jorge Jesus, Rogério Ceni assumiu o São Paulo três meses após a demissão do Rubro-Negro. Até hoje, no entanto, ele não conseguiu tirar a equipe da fila, mesmo tendo chegado perto de títulos. Em 2021 assumiu a equipe que terminou em 13º no Brasileirão.
Em 2022, começou bem a temporada e foi finalista do Campeonato Paulista. Venceu a ida contra o Palmeiras por 3 a 1, mas conseguiu ser vice após goleada histórica por 4 a 0. Foi finalista também da Copa Sul-Americana, sendo derrotado para o Independiente del Valle por 2 a 0. Além disso, foi semifinalista da Copa do Brasil e eliminado por 4 a 1 no agregado diante do Flamengo. Ficou em nono no Brasileirão.
Na atual temporada foi eliminado nas quartas do Paulistão para o Água Santa. Desde que foi demitido pelo Flamengo, o Rubro-Negro foi campeão da Libertadores e Copa do Brasil.
Renato Gaúcho: o homem de um time só?
A intensa passagem de Renato Gaúcho, repleta de goleadas, acabou após o vice-campeonato da Libertadores de 2021, contra o Palmeiras. De novembro daquele ano até setembro de 2022 ele ficou desempregado, até ser anunciado pelo Grêmio.
E parece que ele só consegue conquistar títulos da equipe gaúcha. Assumiu a equipe na reta final da Série B e conseguiu o acesso como segundo colocado. Em 2023, voltou a conquistar um título ao ganhar o Campeonato Gaúcho sobre o Caxias.
Desde sua demissão no Flamengo, o clube foi campeão da Libertadores e Copa do Brasil.
Paulo Sousa e Dorival Júnior
Pelo Flamengo, Paulo Sousa disputou 32 jogos, conquistando 19 vitórias, empatando sete vezes e perdendo outras seis. Sua passagem, no entanto, ficou marcada por ideias mirabolantes, problemas com o elenco e vice-campeonato da Supercopa e Campeonato Carioca. Deixou o Mais Querido em junho de 2022 e só voltou a trabalhar em fevereiro de 2023, assumindo o Salernitana, da Itália.
Na equipe italiana tem apenas sete jogos disputados, dos quais venceu apenas um, empatou cinco e perdeu somente uma vez. A equipe briga contra o rebaixamento na Serie A. Paulo Sousa foi demitido e, para o seu lugar, o Flamengo contratou Dorival Júnior, que ajustou o time e conseguiu ser campeão da Libertadores e Copa do Brasil.
Apesar do seu sucesso, Dorival não conseguiu a renovação de contrato e viu Vitor Pereira assumir e perdeu diversas chances de títulos em apenas quatro meses. Ele, por sua vez, ainda está desempregado desde que deixou de ser téncico do Flamengo.
Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...