De La Cruz no Flamengo: um sonho cada vez mais perto de se tornar realidade

15/12/2023, 08:14
O MRN trouxe informações sobre a chegada iminente de De La Cruz no Flamengo, meia uruguaio que defendia o River Plate, da Argentina

A chegada de De La Cruz no Flamengo está cada vez mais próxima. O meia uruguaio do River Plate pode, enfim, vestir rubro-negro após longas negociações e uma recusa do clube argentino em julho deste ano. O jogador deve ser um dos primeiros reforços para 2024.

Nesse sentido, o MRN juntou todas as informações envolvendo a negociação de De La Cruz no Flamengo. Desde as últimas tratativas, em julho, quando o River Plate fez jogo duro para liberá-lo, até o atual momento, em que o uruguaio se aproxima cada vez mais de vestir rubro-negro.

Leia mais: Saiba quem são as possíveis contratações do Flamengo para 2024

De La Cruz no Flamengo: o que já está confirmado?

Em julho deste ano, na janela de transferências europeia, houve a tentativa de contar com De La Cruz no Flamengo. O clube chegou a negociar com o jogador, que sinalizou de maneira positiva em se transferir para o Mengão.

No entanto, o River Plate só liberaria o uruguaio pelo valor da multa rescisória, avaliada em 16 milhões de dólares (cerca de R$ 80 milhões). O Fla julgou a pedida alta, desistindo da negociação.

Desde as últimas pausas para datas Fifa, quando De La Cruz serviu à Seleção Uruguaia nas eliminatórias, a ideia de reforçar o Flamengo voltou a amadurecer. Ele confidenciou para alguns colegas de Seleção e, até mesmo, teria dito à diretoria do River Plate sobre sua vontade de se transferir para o Mengão na próxima temporada.

Nos últimos dias, novas conversas aproximaram a chegada do jogador De La Cruz no Flamengo. Aliás, o clube já projeta estrear o atleta nos amistosos contra o Orlando City, na pré-temporada em janeiro, nos Estados Unidos. O Fla encaminhou a compra do uruguaio por valor acima da multa. O Mais Querido irá desembolsar 18 milhões de dólares (R$ 89 milhões) em contrato de cinco anos.

Para concretizar a chegada de De La Cruz no Flamengo, o vice-presidente de Futebol, Marcos Braz, está de malas prontas para o Uruguai. De acordo com o jornalista local Nicolás Saavedra, Braz irá se reunir com o representante do meia na capital do país, Montevidéu, para resolver as últimas pendências.

Com tempo de contrato e salários acertados, falta apenas a cláusula de rescisão, bonificações e alguns valores aos intermediários.

Afinal, De La Cruz vai jogar no Flamengo em 2024?

Com as tratativas bem avançadas e faltando apenas detalhes para se concretizar, é quase certeza afirmar que De La Cruz vai jogar no Flamengo. O clube segue com cautela e, segundo apurou o GE, só pagará a multa ao River Plate quando o uruguaio assinar um acordo com o Fla. Mesmo assim, a confiança na negociação é altíssima.

Companheiros de Seleção Uruguaia, a expectativa é de que De La Cruz faça uma boa dupla com Arrascaeta no Flamengo. Com a pedida de Tite por um ponta direita, o treinador faz crer que Everton Ribeiro vá disputar posição com Arrascaeta. Dessa forma, o novo reforço do Mengão pode formar uma “nova velha dupla” com seu compatriota.

Ainda assim, dificilmente Tite deve desfazer do seu 4-3-3 que em pouco tempo de trabalho surtiu bons resultados. Alguns rubro-negros até traçaram alguns esboços de times com De La Cruz e Arrascaeta titulares no Flamengo e a volta de dois atacantes, como fizeram Jorge Jesus e Dorival Júnior.

Contudo, a boa fase de Cebolinha e seus últimos trabalhos dão a entender que o técnico não fará muitas mudanças na equipe para 2024.

Relembre outros uruguaios que jogaram no Mengão

Antes de De La Cruz, outros uruguaios marcaram seus nomes na história do Flamengo. Alguns obtiveram mais sucesso, como Arrascaeta. Outros porém, nem tanto. O MRN separou informações sobre outros jogadores do Uruguai que vestiram rubro-negro e suas trajetórias no Mais Querido.

Bucheli – (1945)

O primeiro uruguaio a vestir a camisa do Flamengo foi Humberto Darvis Bucheli. O atacante natural de Florida, cidade ao norte da capital Montevidéu, atuou por pouco mais de um mês no Mais Querido. Ele disputou 6 jogos entre o começo de abril e a metade de maio de 1945. Seu único tento foi na goleada do América-RJ por 6 a 2 sobre o Mengão, em sua última partida pelo clube.

Mendoza – (1966-67)

Outro atacante uruguaio vestiu a camisa do Flamengo. Dessa vez foi Carlos Anibal Mendoza, que jogou apenas dois jogos amistosos entre novembro de 1966 e maio de 1967. Ele não marcou gols e participou de uma vitória por 2 a 1 sobre o Vasco e a derrota por 3 a 1 para o Dínamo Moscou, da Rússia.

Manicera – (1968-69)

O uruguaio Jorge Manicera foi um zagueiro que defendeu as cores do Flamengo entre 1968 e 1969. Ele fez 70 jogos e, assim como Carlos Mendoza, também obteve 50% de aproveitamento em sua passagem pelo Mengão. Ele também não marcou gols em sua passagem pelo Mais Querido. Manicera nasceu em Montevidéu, capital do Uruguai.

Ramirez – (1977-79)

Um dos principais uruguaios a vestir a camisa do Flamengo, o zagueiro Sergio Ramirez atuou 94 vezes com a camisa do Mengão. Natural da cidade de Treinta y Tres, ele venceu 66 vezes pelo Mais Querido e marcou 2 gols. Além disso, foi campeão do Campeonato Carioca em 1978 e 1979. Após pendurar as chuteiras, seguiu carreira como treinador.

Darío Pereyra – (1988)

O zagueiro Darío Pereyra, da cidade de Sauce, no Uruguai, vestiu o Manto Sagrado em apenas 12 partidas em 1988, entre amistosos e jogos do Campeonato Brasileiro daquele ano. Destes, foram 4 vitórias, 6 empates e 2 derrotas, sem balançar as redes.

Peralta – (2006)

Após chegar a Seleção Uruguaia e passar por times de menor escalão na Europa, o meia Horácio Peralta, natural de Montevidéu, chegou ao Flamengo em 2006. O curioso do atleta é que ele foi contratado com pouco conhecimento sobre seu futebol, com base apenas em imagens de um DVD. Marcou apenas 4 gols em 20 jogos, sendo o da classificação sobre o Asa-AL, na Copa do Brasil, um deles.

Arrascaeta – (2019-atualmente)

Por fim, o uruguaio que deverá ser o companheiro de De La Cruz no Flamengo. Natural de Nuevo Berlin, Giorgian de Arrascaeta chegou ao Mengão em 2019 e é o maior jogador do Uruguai a vestir a camisa do clube.

Maestro no meio campo, o craque já fez 247 jogos pelo Mais Querido, marcando 63 gols. O meia também foi multicampeão, vencendo 3 Cariocas, 2 Libertadores, 2 Campeonatos Brasileiros, 2 Supercopas do Brasil, 1 Recopa Sul-Americana e 1 Copa do Brasil pelo Fla.

Conclusão

A chegada de De La Cruz no Flamengo eleva ainda mais o rico elenco do Mais Querido. Claro, o clube não deixará de priorizar outras carências e trazer novos reforços, como Léo Ortiz, que também tem negociações avançadas com o Mais Querido. Porém, a vinda do uruguaio supre o baixo leque de meias no plantel em eventual, embora completamente surpresa, saída de Arrascaeta.

E para você, leitor? O que esperar de Nicolás De La Cruz no Flamengo? Acredita que o craque fará dupla com Arrascaeta ou chega para ser reserva do compatriota?

Opine em nossas redes sociais qual seria seu onze ideal para o Mengão em 2024. Quais peças Tite deve mudar e quais outros reforços vocês trariam? Siga o Mundo Rubro Negro no Twitter e no Instagram e não deixe de comentar.


Leonardo de Deus
Autor

Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.