Conmebol tira VAR da Libertadores de estádios e leva para central no Paraguai
A Conmebol anunciou, nesta segunda-feira (24), que vai centralizar o VAR em jogos da Libertadores e da Sul-Americana em Luque, no Paraguai. A entidade realizou, na última semana, testes em cinco duelos das competições e obteve sucesso. O novo modelo de VAR com conectividade 100% remota, assim, aconteceu em partidas de Porto Alegre, La Plata, Buenos Aires e Rio de Janeiro.
A partir da próxima janela da Libertadores e da Sul-Americana, o número de jogos aumentará com o VAR funcionando diretamente do Centro de Treinamento Tecnológico de Arbitragem (CETA), que foi inaugurado em 2019 e apresenta uma infraestrutura de primeira. Vale ressaltar que o projeto não será implementado em todos os confrontos. A ideia, bem como, é ir aumentando no decorrer das competições.
Leia mais: Flamengo x Bauru: quartas de final do NBB tem datas definidas
A Conmebol, deste modo, se torna a primeira confederação do mundo a centralizar seu o Árbitro de Vídeo. Um dos principais fatores para a entidade sul-americana centralizar o VAR no Paraguai é visando o âmbito financeiro. Isto porque reduz as longas viagens de árbitros para diferentes partes do continente e evita-se a instalação de cabines nas imediações do estádio.
“Sinceramente, ver esse longo trabalho materializado é extremamente gratificante. Passamos por vários desafios técnicos inéditos. Vendo como a operação funcionou ao longo desta semana de competições estamos muito felizes e agora pretendemos aumentar o número de jogos e o uso da operação para que mais e mais partidas possam ser arbitradas daqui, do Paraguai”, disse Nicolás Dieguez, Gerente de Produção-Broadcast Conmebol.
Flamengo retorna à Libertadores em maio
No dia 4 de maio, o Mais Querido encara o Racing, em Buenos Aires, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O Rubro-Negro busca a segunda vitória no torneio, enquanto os argentinos tentam manter o 100% de aproveitamento.
Em caso de triunfo, o Flamengo pode, aliás, ultrapassar o Racing na tabela e assumir a liderança do Grupo A. Para isso, precisa vencer por dois gols de diferença.
Por fim, antes deste confronto, o Fla tem dois compromissos: Maringá pela Copa do Brasil e Botafogo pelo Brasileiro, ambos no Maracanã.
Sou jornalista, formado pela FACHA, de 21 anos. Pouco tempo na área de jornalismo, mas com sonhos, que eram inimagináveis, conquistados, como a cobrir a final da Copa do Brasil, em 2022, no Maracanã. Objetivo é continuar na busca de mais realizações!