Conmebol tira VAR da Libertadores de estádios e leva para central no Paraguai

24/04/2023, 19:04
Conmebol tira VAR da Libertadores de estádios e leva para central no Paraguai

A Conmebol anunciou, nesta segunda-feira (24), que vai centralizar o VAR em jogos da Libertadores e da Sul-Americana em Luque, no Paraguai. A entidade realizou, na última semana, testes em cinco duelos das competições e obteve sucesso. O novo modelo de VAR com conectividade 100% remota, assim, aconteceu em partidas de Porto Alegre, La Plata, Buenos Aires e Rio de Janeiro.

A partir da próxima janela da Libertadores e da Sul-Americana, o número de jogos aumentará com o VAR funcionando diretamente do Centro de Treinamento Tecnológico de Arbitragem (CETA), que foi inaugurado em 2019 e apresenta uma infraestrutura de primeira. Vale ressaltar que o projeto não será implementado em todos os confrontos. A ideia, bem como, é ir aumentando no decorrer das competições.

Leia mais: Flamengo x Bauru: quartas de final do NBB tem datas definidas

A Conmebol, deste modo, se torna a primeira confederação do mundo a centralizar seu o Árbitro de Vídeo. Um dos principais fatores para a entidade sul-americana centralizar o VAR no Paraguai é visando o âmbito financeiro. Isto porque reduz as longas viagens de árbitros para diferentes partes do continente e evita-se a instalação de cabines nas imediações do estádio.

“Sinceramente, ver esse longo trabalho materializado é extremamente gratificante. Passamos por vários desafios técnicos inéditos. Vendo como a operação funcionou ao longo desta semana de competições estamos muito felizes e agora pretendemos aumentar o número de jogos e o uso da operação para que mais e mais partidas possam ser arbitradas daqui, do Paraguai”, disse Nicolás Dieguez, Gerente de Produção-Broadcast Conmebol.

Flamengo retorna à Libertadores em maio

No dia 4 de maio, o Mais Querido encara o Racing, em Buenos Aires, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O Rubro-Negro busca a segunda vitória no torneio, enquanto os argentinos tentam manter o 100% de aproveitamento.

Em caso de triunfo, o Flamengo pode, aliás, ultrapassar o Racing na tabela e assumir a liderança do Grupo A. Para isso, precisa vencer por dois gols de diferença.

Por fim, antes deste confronto, o Fla tem dois compromissos: Maringá pela Copa do Brasil e Botafogo pelo Brasileiro, ambos no Maracanã.


Fellipe Perdigão
Autor

Sou jornalista, formado pela FACHA, de 21 anos. Pouco tempo na área de jornalismo, mas com sonhos, que eram inimagináveis, conquistados, como a cobrir a final da Copa do Brasil, em 2022, no Maracanã. Objetivo é continuar na busca de mais realizações!