Conheça o Talleres, o argentino na chave do Flamengo na Libertadores

25/03/2022, 19:02

O Flamengo conheceu na tarde desta sexta-feira (25) os três adversários da fase de grupos da Copa Libertadores da América 2022. O Rubro-Negro vai enfrentar Universidade Católica (CHI), Talleres (ARG) e Sporting Cristal (PER). O Mais querido estreia no dia 6 de abril, em Lima, contra o Sporting Cristal. Confira a tabela completa:

06/04 – Sporting Cristal x Flamengo

13/04 – Flamengo x Talleres

27/04 – Univ. Católica x Fla

04/05 – Talleres x Flamengo

18/05 – Flamengo x U. Católica

25/05 – Fla x Sporting Cristal

O segundo adversário será o Club Atletico Talleres, que visitará o Maracanã em 13 de abril. O Flamengo viaja para Córdoba em 4 de maio. O Mundo Rubro Negro foi buscar um pouco da história do Talleres. Vamos conhecer.

Leia Mais: Conheça o Sporting Cristal: primeiro adversário do Flamengo na Libertadores

Raro clube argentino de fora de Buenos Aires

O Talleres foi fundado em 1913 por  Tomás Lawson e funcionários das estradas de ferro, com o nome Atlético Talleres Central Córdoba e as cores azul escuro e branco. O nome foi mudado para Club Atletico Talleres em 1917. Apesar de popular, o Talleres não conta com uma lista extensa de títulos.

Na Argentina, jamais ganhou a primeira divisão, mas já foi campeão da segunda divisão em 97/98 e em 2016. Tem também dois títulos da terceira divisão (2012/13 e 2015), além de uma Copa Hermandad em 1977 e um torneio Clausura B em 1996. Sem dúvida nenhuma, a maior glória do Talleres é o título da Copa Conmebol de 1999, quando bateu o CSA na final. Na Copa Libertadores, o Talleres tem apenas duas participações em 2002 e 2019. Em 2002, foi eliminado na fase de grupos. Em 2019, não conseguiu passar da fase eliminatória antes da fase de grupos.

Belgrano é o grande rival

Todo clube argentino tem um grande rival e o Talleres não é excessão. Os arqui-inimigos dos “Hinchas Matadores” são os torcedores do Belgrano. Já foram 256 partidas oficiais no “Clássico Cordobês”, com 96 vitórias do Talleres, 76 vitórias do Belgrano e 81 empates. A partida mais memorável na história do clássico de Córdoba aconteceu em 1998, quando o Talleres derrotou o Belgrano nos penaltis e subiu para a primeira divisão.

Boa temporada em 2021 garantiu vaga na Libertadores 2022

A história do talleres é marcada pela instabilidade. O clube não conseguiu se manter na primeira divisão argentina por longos períodos e tem poucas participações em torneios internacionais. O ano de 2021 foi um dos anos em que o Talleres teve bom desempenho. Terminou em 3o no Campeonato Argentino, com 46 pontos, atrás apenas de River Plate e Defensa y Justicia. Além disso, chegou à final da Copa Argentina, pendendo para o Boca Juniors.

Desempenho caiu em 2022

Depois da saída do técnico Alexander “Cacique” Medina, que foi para o Internacional de Porto Alegre ao fim da temporada passada, o Talleres ainda não conseguiu substitui-lo. Com isso, o desempenho do time caiu. O Matador é hoje apenas o 12o colocado do grupo B, no primeiro turno do campeonato argentino, com 5 pontos em 7 partidas. Nos últimos cinco jogos, o Talleres venceu dois e perdeu três. Uma das vitórias foi pela Copa da Argentina.

Talleres não joga no seu estádio

Quando for a Córdoba, o Flamengo vai jogar no Estádio Mário Alberto Kempes, ou Estádio Olímpico de Córdoba. Construído para a Copa de 1978, o Mário Kempes tem capacidade para 57 mil pessoas. O Estádio Estadio Francisco Cabasés, ou la Boutique, tem capacidade para apenas 18 mil pessoas e não pode ser usado na Libertadores.

Ataque é o ponto forte do Talleres

O Flamengo terá que tomar cuidado com alguns jogadores do adversário argentino. O meio-campista José Ignácio Mendez e o atacante Federico Girotti são os destaques. O também meio-campista Christian Oliva merece cuidado.


Partilha