Comentaristas da ESPN analisam e fazem alertas sobre Flamengo x Bolívar na Libertadores

03/06/2024, 16:01
Comentaristas da ESPN analisam duelo entre Flamengo e Bolívar nas oitavas de final da Libertadores

Nesta segunda-feira (3), o Flamengo foi sorteado para enfrentar o Bolívar nas oitavas de final da Libertadores. Após enfrentar time na fase de grupos, com goleada em casa e derrota na altitude de La Paz (3.600m), o Mengão encara o rival no mata-mata e dessa vez vai decidir como visitante. Para comentaristas da ESPN, apesar de favorito, o confronto pode trazer surpresas ao Fla.

Durante o programa F90, o ex-jogador Zé Elias e os jornalistas Pedro Ivo e Rodrigo Bueno debateram sobre o duelo entre Flamengo e Bolívar. Todos apontaram que o Fla tem mais chances de avançar às quartas, inclusive colocando como um “dever” do time após queda nas oitavas no último ano. Mas existem ressalvas.

➕: Posse + finalizações = goleada: Flamengo faz Vasco de Goiás com 6×1

“O Flamengo precisa passar pelo Bolívar. Não pode pelo segundo ano consecutivo parar nas oitavas com o investimento que tem. E vale lembrar que tem três que deu uma ‘sacolada’ no Bolívar, tem mais time. Lá em cima é difícil, o Bolívar complica e se acostumou a jogar mata-mata de Libertadores. Mas, vamos lá né, Flamengo precisa passar pelo Bolívar”, iniciou Pedro Ivo.

Zé Elias corrobora a fala do comentarista ao afirmar que espera Flamengo com força máxima nos dois jogos. Isso porque, na fase de grupos, Tite deixou sete titulares de fora da viagem a La Paz e retomou ao Brasil com derrota. Nesse cenário, o comentarista é mais confiante ao afirmar que o Mengão vai passar.

“Eu não acredito que chegando nessa fase o Flamengo vai ficar escolhendo campeonato, como fez no Carioca. Mas não dá para esperar que Flamengo coloque time reserva (na altitude). Agora precisa confirmar o que estamos vendo, passar uma mensagem que chegou. Acho que o Flamengo vai passar…. Não tenho dúvidas disso.”

As oitavas de final entre Flamengo e Bolívar ainda não tem data definida, mas vão acontecer nas semanas dos dias 13 e 20 de agosto. Ou seja, Tite tem mais de dois meses para preparar a equipe visando o confronto.

Bolívar deve adotar postura diferente no Maracanã

O fator que precisa gerar a maior preocupação, de acordo com os jornalistas, é a provável mudança do Bolívar no Maracanã. Se tentou criar no início do jogo da fase de grupos, quando tinha vantagem na liderança, a tendência é que jogue totalmente recuado no jogo de ida das oitavas.

“Qual foi o cenário da goleada do Flamengo sobre o Bolívar? Bolívar fez algo que eu não esperava: saiu um pouco para o jogo. Não imagina que o comportamento no jogo de ida das oitavas vai ser diferente? Tite vai ter que pensar como abrir essa defesa e vai ter que ser mais ou menos o que fez ontem. O Flamengo goleia o Vasco por comportamento que faz três e vai para atropelar”, disse Pedro Ivo.

Já Rodrigo Bueno foi além e afirmou que um placar por dois gols de diferença tem muitas chances não ser suficiente. Ele destaca que o Bolívar não é só um time que utiliza a altitude como maior arma, mas também tem feito boas atuação a nível do mar. Sendo assim, tem condições de complicar vida do Fla.

“O Bolívar é um time capaz. Digamos que o Flamengo faça 2 a 0 ou 3 a 1 em casa, placar bom para primeiro jogo, mas contra o Bolívar deixa uma pulga atrás da orelha. O Bolívar vai colocar o time em situação desconfortável e, por mais que Flamengo tenha muita vantagem técnica, se não levar vantagem considerável a altitude de 3.600 pesa. O Bolívar tem argumentos futebolísticos, não é peso morto.”


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.