Comentarista do Sportv chama pênalti em Luiz Araújo de 'penalidade mínima'
Neste domingo (13), o Flamengo arrancou empate com o São Paulo nos últimos minutos em cobrança de pênalti de Pedro. A penalidade foi sofrida por Luiz Araújo após bela jogada pelo lado direito e o árbitro marcou com convicção. No entanto, a decisão recebeu críticas do jornalista Sérgio Xavier Filho, do SporTV.
De acordo com o jornalista, a arbitragem brasileira adota o critério da “penalidade mínima” na hora da marcação de pênaltis. Como exemplo, Sérgio Xavier Filho utiliza o lance de pênalti de Michel Araújo em Luiz Araújo e afirma que o jogador do Flamengo aproveita o toque do adversário para desabar na área.
Leia mais: PVC: Torcida do Fla não aplaudiu Dorival, mas xingou Sampaoli
“Rodada também evidenciou a visão brasileira em relação aos pênaltis. Somos o país da penalidade mínima, adoramos pênaltis. No Maracanã, um toque e um jogador aproveitando para desabar. No Sul, um pisão involuntário quando já não havia mais a bola. Aqui penal, lá fora, nada”
No entanto, Sério também afirma que o toque em Luiz Araújo é muito claro. O jornalista entende que o problema do Brasil é a predisposição dos árbitros para marcarem as faltas, algo que não acontece no futebol europeu. Assim, influenciam também na atitude dos jogadores ao receberem o contato.
“Nos 2 lances, não há discussão. Os fatos são claros, o choque dos Araújos e o pisão em Nino. Aconteceram. O debate é conceitual. Aqui, somos caçadores de infrações. Lá fora, eles são mediadores de conflitos, querem que o jogador decida, não o apito. Eu há anos fiz minha escolha”, completou.
Jogador do São Paulo admite ter cometido pênalti em jogo contra o Flamengo
Logo após o fim de Flamengo x São Paulo, o meia Michel Araújo utilizou as redes sociais para se desculpar com a torcida paulista pelo pênalti cometido. Diferente de companheiros de equipe, o jogador não contestou a marcação da penalidade e culpou a “euforia de querer ajuda”.
No lance, Michel sofre drible de Luiz Araújo e desequilibra o atacante rubro-negro com a perna direita. Bem posicionado, o árbitro Rafael Rodrigo Klein não hesitou e apitou imediatamente. O pênalti aconteceu aos 47 do segundo tempo, restando apenas cinco minutos para o fim dos acréscimos.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.