Com quedas recentes, Botafogo, Coritiba, Cruzeiro e Vasco formam bloco que propõe Liga com menos rebaixados

07/07/2023, 07:55
Após deixar a Libra, Vasco, Cruzeiro, Botafogo e Coritiba propõem nova liga em oposição à investidores do Flamengo

Nessa quinta-feira (6), Botafogo, Coritiba, Cruzeiro e Vasco fecharam parcerias com o fundo americano Serengeti, e com a gestora brasileira Life Capital Partners. Nesse sentido, os clubes anunciaram que vão formar um bloco com a ideia de propor uma nova liga. A ideia é deste novo bloco é buscar as vantagens econômicas da Liga Forte Futebol com a governança da Libra, que investirá no Flamengo.

Em uma nota conjunta, os clubes afirmaram que acharam que criar um novo bloco do zero seria “mais fácil” e se posicionam como “de centro” em relação a Libra e LFF Além disso, a nota de Botafogo, Coritiba, Cruzeiro e Vasco mostra como princípios da liga o Fair Play Financeiro, rebaixamento de apenas três equipes e governança da liga como responsabilidade dos times.

Leia mais: Após deixar Libra, Botafogo e Cruzeiro assinam com investidores de Liga rival

É importante destacar que, das quatro equipes que propuseram a nova liga com menos rebaixamento, Vasco e Cruzeiro voltaram à Série A neste ano, enquanto Coritiba e Botafogo retornaram à elite do futebol brasileiro apenas no ano passado. Enquanto o Botafogo é líder do campeonato, Cruzeiro briga na parte de baixo e Vasco e Coritiba estão no Z4.

Relembre briga entre LIBRA e LFF

A Liga Forte Futebol tem os mesmos investidores do novo bloco de Botafogo, Coritiba, Cruzeiro e Vasco. Apesar disso, a ideia é de fechar com os mesmos mecenas sem fechar com a LFF é de John Textor. O empresário americano crê que assim será mais fácil convencer os participantes da Libra a aderirem a liga com discurso de unificação.

Recentemente, Botafogo, Cruzeiro e Vasco deixaram a Libra, justamente com a ideia de criar um bloco independente. Ao deixar a liga, John Textor elogiou o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim. De acordo com Textor, o Flamengo foi bastante flexível e cedeu bastante porcentagens. Aliás, o americano demonstrou bastante respeito a Rodolfo Landim, apesar da rivalidade.

Com a saída dos clubes, a Mubadala, fundo árabe investidor da Libra, refez a proposta para a nova liga. Antes, precisavam da assinatura dos 18 clubes. Com a saída de Vasco, Botafogo e Cruzeiro, a liga ficou com 15 clubes, porém o fundo agora só precisa da assinatura de 4 deles: Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Corinthians.


Leonardo de Deus
Autor

Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.