Flamengo de Sampaoli perde menos que o de VP, mas tem mesmo problema
O Flamengo contratou o técnico Jorge Sampaoli para melhorar o time após os fracassos no início do ano com Vitor Pereira. Após pouco mais de dois meses no comando da equipe, o argentino atingiu o mesmo número de jogos de VP e tem aproveitamento melhor. No entanto, a equipe segue com o mesmo grande problema.
O português Vitor Pereira chegou ao Flamengo com a missão de preparar o time para a disputa do Mundial de Clubes, da Recopa Sul-Americana e da Supercopa do Brasil. Mas o time foi mal em todos os torneios, além do Carioca, e o técnico deixou o clube com apenas 18 jogos. No total, teve 57% de aproveitamento com 10 vitórias, um empate e sete derrotas.
Leia mais: Zenit toma atitude que aproxima Wendel do Flamengo
Sampaoli tem os mesmos 18 jogos no comando e possui um aproveitamento de 62%. Apesar de ter as mesmas 10 vitórias, a equipe sofreu apenas quatro derrotas e empatou quatro jogos. Além disso, o Rubro-Negro marcou mais gols e sofreu menos com o argentino. São 37 gols feitos e 24 gols sofridos com Sampaoli, contra 36 gols marcados e 24 gols dos adversários sob o comando de VP.
Vale destacar também que o Flamengo enfrentou adversários superiores com Jorge Sampaoli. Vitor Pereira comandou o Fla no Mundial e nos outros torneios do início de 2023. Entretanto, 12 de suas 18 partidas foram pelo Campeonato Carioca.
Por outro lado, Sampaoli comandou a equipe apenas em jogos pelo Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil. Com o atual técnico, o Mengão se classificou para as quartas da Copa do Brasil, está em terceiro no Campeonato Brasileiro e encaminhou a classificação para o mata-mata do torneio continental.
Apatia em campo segue sendo principal problema do Flamengo
Ainda assim, a melhora de aproveitamento não livrou a equipe do principal problema em 2023: a apatia dos jogadores em campo. O Flamengo perdeu jogos para diversos adversários mais fracos na temporada e passou vexames como a virada na final do Estadual e a goleada para o Red Bull Bragantino.
Na maiorias das derrotas, as críticas da torcida foram principalmente em função da postura dos jogadores em campo. Os jogadores do Mengão estão apresentando muitos problemas físicos; além disso, os atletas deram sinais de não estarem 100% focados em alguns jogos.
Sampaoli, aliás, seguiu a mesma linha dos torcedores após sofrer a goleada por 4 a 0 para o Bragantino e mostrou preocupação com a passividade do time.
“Hoje, a passividade do time me preocupa muito. Mais do que uma analise coletiva, posicional, de jogadores, que é minha responsabilidade também. É algo que o time tem que rever, a torcida tem direito de reclamar uma atuação como essa. É algo que nem a torcida e nem o clube merecem”, disse, por fim, o técnico do Flamengo.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.