Com lesões e suspensões, polivalente Alcaraz deve ganhar espaço no Flamengo
Contratação mais cara da história do Flamengo, Alcaraz é conhecido por sua polivalência em campo. Podendo fazer qualquer uma das três pinicais funções de meio, o argentino pode ser peça chave para Filipe Luís, em momento da temporada que o Mengão sofre com desfalques.
O mais recente dos desfalques importantes no Rubro-Negro é De La Cruz, diagnosticado com uma lesão muscular no posterior da coxa direita. Definida como grau dois, a contusão deixará o uruguaio de fora pelo menos da final da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG.
➕ Varela salva amigos em confusão no Rio; Flamengo se posiciona
E assim surge Alcaraz, que é apontado por muitos como o nome ideal para substituir DLC. Tendo aparecido como meia no Racing, Charly, no entanto, atuou a maioria da sua carreira como um segundo volante. Dos 151 jogos que disputou até aqui na sua então ainda curta trajetória como atleta, segundo o ‘Transfermarkt’, Alcaraz atuou como “8” em 75 oportunidades, sendo três delas no Fla.
Jogando nessa faixa do campo, foi onde o jogador mais rendeu, já tendo marcado dez gols e seis assistências, em posição que exige que o atleta se dedique tanto a defesa, como na armação de jogadas.
Veja outras posições que Alcaraz pode desempenhar
Ainda de acordo o Transfermarkt, Alcaraz tem como suas outras duas posições “favoritas”, a meia ofensiva, e também as beiradas pela direita.
Como “10”, atuou em 16 ocasiões, sendo a maioria delas em sua passagem no Southampton. No Flamengo, desempenhou o papel de fato uma oportunidade apenas, contra o Fluminense, e não agradou à Nação. Jogando na faixa mais ofensiva de meio-campo, soma três gols e uma assistências.
Ou seja, além de opção por De La Cruz, quando necessário, pode suprir a falta de Arrascaeta.
Já jogando como um meia direita, ou ponta direita, Charly também consegue mostrar seu futebol. Apesar de no Flamengo ainda não ter jogado dessa forma, no Racing, seu clube formador, atuou por diversas vezes, sendo uma das posições que mais passou tempo em campo, e anotando quatro gols e dando duas assistências.
Com um estilo de atuar pelo lado semelhante ao de Gerson, Alcaraz pode ser uma opção ao Coringa, que não tem ninguém no elenco com características tão parecidas.
No Southampton e no Racing, Carlos Alcaraz também chegou a atuar algumas vezes como volante, e diante a ausência de Pulgar para o primeiro jogo da final da Copa do Brasil, o argentino novamente aparece a disposição do técnico Filipe Luís.