A isonomia que eles gostam: CBF remarca 4 jogos em 10 dias e gera revolta no Flamengo
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) remarcou as partidas adiadas do Flamengo no Campeonato Brasileiro, na noite desta quinta-feira (16). o time vai entrar em campo quatro vezes em 10 dias. Os jogos contra o Athletico-PR, em Curitiba, e contra o Atlético-GO, no Rio de Janeiro, foram remanejados para os dias 2 e 5 de novembro (terça-feira e sexta-feira), respectivamente. Entretanto, as remarcações geraram revolta no Rubro-Negro.
LEIA MAIS: Torcedor do Vasco, Eduardo Paes elogia protocolos do Flamengo no Maracanã
Além dos jogos do Flamengo, a Confederação marcou também o confronto entre Atlético-MG x Grêmio para 3 de novembro (quarta-feira). Assim como o do Rubro-Negro, o Galo não disputou partidas durante a data FIFA por conta dos desfalques. Mas ao contrário do time de Renato Gaúcho, não conta com dois jogos a menos.
De acordo com o calendário da CBF, o Flamengo ainda faria jogos nos dias 30 ou 31 de outubro e 6 ou 7 de novembro. Caso sejam confirmadas as rodadas de número 29 e 30, o clube entraria em campo fora do intervalo mínimo orientado pela FIFA e recomendações médicas.
Dirigentes do Flamengo reclamam da remarcações
Nas redes sociais, as remarcações geraram polêmica. Na semana em que 19 dos 20 clubes da Série A cobraram “isonomia” para a volta dos torcedores aos estádios, o Vice-Presidente Geral e da Procuradoria Geral do Flamengo, Rodrigo Dunshee de Abranches, se manifestou. Segundo ele, não há argumento jurídico para isso:
“Não é permitido jogar em menos de 66 horas entre a hora do último jogo e o começo do próximo. Não há permissão judicial para isso e se trata de uma condição de trabalho sub-humana, expondo os atletas a riscos acima do razoável. Quatro jogos em oito dias é inviável”, escreveu no Twitter.
CONFIRA: Renato Gaúcho comenta expectativa com David Luiz e possível estreia do zagueiro
Numa postagem seguinte, explicou o acordo que iria contra os jogos remarcados. Contudo, lembrou que o Flamengo já chegou a entrar em campo abaixo deste intervalo necessário:
“Há uma sentença judicial que homologou um acordo e que proíbe intervalo menor que 66 horas. Houve um caso de força maior em 2020 e um jogo com 48 horas. Mas em 2021 não teve paralisação dos campeonatos por pandemia, mas pela Copa América. Vamos pedir a CBF que corrija isso”, explicou Rodrigo.
No entanto, até o fechamento da matéria, a CBF não se manifestou sobre o assunto. O Mundo Rubro Negro procurou a entidade e aguarda resposta.
CONFIRA AS DATAS DOS JOGOS DO FLAMENGO
30 ou 31 de outubro: Flamengo x Atlético-MG, no Rio de Janeiro, pela 29ª rodada;
2 de novembro: Athletico-PR x Flamengo, em Curitiba, pela 4ª rodada;
5 de novembro: Flamengo x Atlético-GO, no Rio de Janeiro, pela 19ª rodada;
6, 7 ou 8 de novembro: Chapecoense x Flamengo, em Chapecó, pela 30ª rodada.
Jornalista e Historiador, é apaixonado por futebol bem jogado. Já atuou na Rádio Roquette Pinto e como colunista no Goal.com. Siga no Twitter: @EuBrguedes