Memória: Berlusconi tentou evitar saída de Ronaldinho para o Flamengo
Silvio Berlusconi, ex-dono do Milan, faleceu nesta segunda-feira (12). O político, que também já havia sido primeiro ministro da Itália, estava internado desde a última semana em Milão, e não resistiu a uma leucemia com quadro de infecção pulmonar. No futebol, Berlusconi fez história pelo Milan, e foi um dos responsáveis por dificultar a saída de Ronaldinho Gaúcho para o Flamengo.
Silvio comprou o time italiano em 1986, e foi símbolo de uma virada de chave na equipe. Isso porque, antes da sua chegada, o Milan passava por seca de títulos por quase uma década além de quedas para a segunda divisão. No entanto, Belusconi deu aos italianos mais de 30 títulos em 29 anos no cargo do clube.
Leia mais: Clube brasileiro tem contas bloqueadas por dívida com Ronaldinho
Uma das principais transações do Milan, Ronaldinho Gaúcho chegou ao time em 2008, após recusar uma oferta milionária do Manchester City. Ronaldinho iniciou sua passagem com status de craque, já que seu auge havia acontecido há pouco tempo, no Barcelona. Três anos antes de chegar ao Milan, o brasileiro recebeu o prêmio de melhor jogador do mundo pelo clube espanhol. Porém, Ronaldinho não conseguiu manter o seu desempenho na Itália.
Com números em descenso, o Flamengo resolveu apostar no craque como reforço para 2011. A negociação foi dura, apesar da vontade de Ronaldinho Gaúcho deixar o Milan, já que estava insatisfeito com o banco de reservas. Nos bastidores, Silvio Berlusconi atuou fervorosamente tentando evitar uma saída do brasileiro. Meses antes da negociação ter fim feliz para o Mengão, o dono do Milan na época cravou que Ronaldinho nunca deixaria a Itália.
“O Milan não venderá nunca o brasileiro Ronaldinho. Ele representa a maior atração do Milan, só ele vale o ingresso. É o único jogador verdadeiramente inacessível”, disse.
Berlusconi não conseguiu evitar saída de Ronaldinho Gaúcho para o Fla
Apesar do jogo duro de Silvio Berlusconi, o craque retornou ao futebol brasileiro em janeiro de 2011. O Flamengo aplicou um chapéu histórico em grandes concorrentes, como o Grêmio, que chegou a montar uma festa no seu estádio para receber o jogador.
Mais de 20 mil torcedores lotaram o estádio da Gávea no dia 12 de janeiro, para prestigiar Ronaldinho Gaúcho vestindo o Manto Sagrado pela primeira vez. No entanto, apesar de ser um dos grandes reforços do Fla neste século, Ronaldinho deixou a desejar em campo.
O atacante assinou por quatro anos com o Rubro-Negro, mas cumpriu apenas uma temporada de vínculo. O craque deixou a Gávea em maio de 2012, após o Flamengo acumular uma dívida de R$ 17 milhões com o atleta, paga somente em 2017 pelo clube.
No Mengão, Ronaldinho Gaúcho teve números aquém do esperado. Foram 72 jogos com apenas 28 gols marcados, e o trio de títulos estaduais em 2011: Taça Guanabara, Taça Rio e Campeonato Carioca.